Metadata
Show full item record
O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Modelo didático
Biologia Celular
Ciências Naturais
Teaching-Learning
Didactic Model
Cell Biology
Lucas, Yanna Oliveira Simões | Posted on:
2019
Abstract
O presente trabalho teve por objetivo avaliar o uso de modelos didáticos com facilitador na aprendizagem de biologia celular no ensino fundamental mais precisamente no estudo sobre célula animal e vegetal, de modo que o aluno pudesse compreender a células sendo capaz de identificar suas semelhanças e diferenças em suas estruturas e como elas funcionam. O projeto foi desenvolvido com uma turma com 24 alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Santo Antônio de Pádua, com a aplicação de modelos das células confeccionados com materiais com baixo custo, fácil acesso e manuseio através de feltro de diferentes cores (para diferenciar as estruturas) recortadas para reproduzir as células e suas organelas e a confecção dos mesmos pelos próprios alunos. Dessa maneira, tentando demonstrar a importância do uso dos modelos didáticos como importante recurso didático para contribuir no aprendizado de forma diferenciada e eficiente, proporcionando aos alunos aulas mais dinâmicas e atrativas. Verificou-se, por meio da aplicação de questionários que as aulas ficaram mais atraentes, embora não terem provocado tantos impactos nos resultados.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LUCAS, Yanna Oliveira Simões. O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.Subject(s)
Ensino-AprendizagemModelo didático
Biologia Celular
Ciências Naturais
Teaching-Learning
Didactic Model
Cell Biology