• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
LENNON DE SOUZA VASCONCELOS.pd... (1.427Mb)

Collections
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
OCUPAÇÕES: COMO SE FORMAM ESTUDANTES NOS ESPAÇOS PÚBLICOS?
Vasconcelos, Lennon de Souza | Posted on: 2022
Abstract
Justifico a escolha do tema de pesquisa ao considerar centrais as aprendizagens decorrentes das ocupações estudantis no Brasil, a partir de 2015/2016, sendo objeto da investigação que realizo nesta monografia. O objetivo da monografia relaciona-se à compreensão de como se realiza o processo de formação humana, acadêmica, profissional, interpondo-se ao currículo oficial, conjugando-se com os acontecimentos sociais, a conjuntura e a estrutura do sistema capitalista. As especificidades presentes nas relações que se constituíram e puderam suscitar a ocupação do Instituto de Educação Superior do Noroeste Fluminense, em Santo Antônio de Pádua, em 2016. As análises respaldam-se no materialismo histórico-dialético, considerando as categorias totalidade, contradição, trabalho, dialética, luta de classes, divisão social e técnica do trabalho, possibilitando a apreensão pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade. A pesquisa revelou a possibilidade de organização dos estudantes para realizar aulas públicas, atividades de interação, escolha do conteúdo que gostaríamos de aprender, aproximando teoria e prática. Estávamos vivenciando aquilo que acumulamos ao longo da graduação. Os debates sobre estrutura da Universidade e os currículos foram possíveis na medida em que comparávamos anotações e configurações dos cursos. A visão de totalidade dos cursos e níveis de ensino – Ed. Básica e Ensino Superior. Currículo prescrito/currículo modelado por sujeitos socais que o vivem/o implementam. Colocamos em pauta os processos de formação que são impostas e definimos processos de formação que emergiram das conjunturas.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Ocupação estudantil
Infes-UFF
Formação humana
Trabalho e educação
Currículo
Educação
Organização estudantil
Ocupação
Student occupation
Infes-UFF
Human formation
Work and education
Curriculum
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24994
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram