• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Español 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver ítem 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • INEST - Instituto de Estudos Estratégicos
  • PPGEST - Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos - Niterói
  • PPGEST - Mestrado - Niterói
  • PPGEST - Dissertações - Niterói
  • Ver ítem
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • INEST - Instituto de Estudos Estratégicos
  • PPGEST - Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos - Niterói
  • PPGEST - Mestrado - Niterói
  • PPGEST - Dissertações - Niterói
  • Ver ítem
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de accesoEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de acceso

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso
application/pdf

Ver/
Fabiane Cristina de Freitas As... (2.014Mb)

Colecciones
  • PPGEST - Dissertações - Niterói

Estadísticas
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O ORIENTE MÉDIO: A QUESTÃO PALESTINA (1947-1993)
Bastos, Fabiane Cristina de Freitas Assaf | Publicado en: 2021
Resumen
O objeto desta pesquisa são os fatores condicionantes da aproximação diplomática entre o Brasil e a Palestina, na perspectiva da política externa brasileira (PEB), no período entre 1947 e 1991. Primeiramente, abordar-se-á o Conflito Israelo-Palestino em perspectiva histórica, além das consequências deste para o sistema internacional, considerando especialmente as inúmeras Resoluções das Nações Unidas para o tema. Em seguida, serão abordados os antecedentes político-diplomáticos da aproximação do Brasil e da Palestina observados a partir das ações da política externa brasileira (PEB), especialmente a postura brasileira na Assembleia Geral das Nações Unidas, desde a criação do Estado de Israel (1948) até a mudança na postura internacional do Brasil em relação aos palestinos, da década de 1970. O último momento da pesquisa busca compreender as modificações na política externa brasileira (PEB) em prol do posicionamento pró-Palestina a partir principalmente da Guerra do Yom Kippur (1974), abrangendo destacadamente o período que vai dos choques do petróleo (1974 e 1979) à Primeira Guerra do Golfo (1991) e o fim da Primeira Intifada (1993), quando houve uma desaceleração nessa aproximação. Defende-se que o posicionamento das autoridades brasileiras pró-Palestina após a década de 1970 conferiu à diplomacia brasileira caráter conciliador na região do Oriente Médio, além de ter contribuído para o incremento de novos temas e atores à agenda internacional brasileira.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Dissertação
Fuente
BASTOS, Fabiane Cristina de Freitas Assaf. A política externa brasileira para o Oriente Médio: a questão Palestina (1947-1993). 2021. 248 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos) - Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, Instituto de Estudos Estratégicos, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Sujeta/Sujeto(s)
Política externa brasileira
Conflito Israelo-Palestino
Nações Unidas
Diplomacia
Nações Unidas
Diplomacia
Política externa
Brazilian foreign policy
Israeli-Palestinian Conflict
United Nations
Diplomacy
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25003
Término de licencia
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contacto

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram