O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O COENSINO NA ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESCOLAR FORTALECENDO O DIÁLOGO FAMÍLIA-ESCOLA
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Planejamento
Inclusão Escolar
Educação especial
Inclusão Escolar
Collaborative Teaching
Specialized Educational Assistance - AEE
Planning
School inclusion
Silva, Andrea Tavares Rodrigues da | Posted on:
2022
Abstract
O presente trabalho monográfico tem por objetivo gerar reflexões a partir da prática docente,
destacando a importância de se pensar o Atendimento Educacional Especializado na
perspectiva do coensino reconhecido como missão da escola. A reflexão sobre ensino
colaborativo requer uma discussão sobre o planejamento considerando o espaço macro
(gestão escolar) e micro (sala de aula), incluindo no debate a relação família-escola. Para
tanto, a metodologia desenvolvida tem embasamento em uma pesquisa bibliográfica e de
relatos de experiência, cujos dados se referem à escola pública federal, do município de
Niterói. A pesquisa destaca como resultados o alcance das práticas colaborativas no
fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos e na parceria
família-escola, numa perspectiva inclusiva. Uma vez que minimizou os impactos negativos do
ensino remoto na aprendizagem dos alunos e transpôs a barreira da falta de conhecimento
especializado na área da educação especial, favorecendo a elaboração, aplicação e
amadurecimento de práticas inclusivas por todos os envolvidos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Ensino ColaborativoAtendimento Educacional Especializado - AEE
Planejamento
Inclusão Escolar
Educação especial
Inclusão Escolar
Collaborative Teaching
Specialized Educational Assistance - AEE
Planning
School inclusion