AS RESSONÂNCIAS DAS EMOÇÕES NA LITERATURA INFANTIL
Literatura infantil
Afetividade
Interação social
Literatura infantil
Afeto
Interação social
Anthropology of emotions
Children's literature
Affectivity
Social interaction
Costa, Blenda Cristina Reis da | Posted on:
2022
Abstract
Este trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo relacionar os aspectos
da antropologia das emoções com a literatura infantil, principalmente em como ressoam as
afetividades nas interações entre os sujeitos, entendendo a experiência da literatura infantil
como o acontecimento que através da emoção transforma o olhar do sujeito diante a sociedade
e diante a si mesmo. A literatura infantil é compreendida em sua maioria como objeto didático
pedagógico, não sendo reconhecida como experiência artística para o sujeito na infância,
entretanto a literatura infantil deve ser considerada em sua totalidade como experiência que
auxilia nas práticas pedagógicas e também que amplia a visão da criança nos seus contextos
artísticos, estéticos, culturais e emocionais, contribuindo assim para a formação integral do
sujeito. Para realizar esse estudo foi feita a leitura e compreensão do livro Antropologia das
Emoções de David Le Breton, assim como a pesquisa de outros autores e seus trabalhos sobre
arte e literatura infantil. Pautada na valorização da literatura infantil, que assim como a arte,
contribui para a formação integral e emancipatória do sujeito, observamos a leitura e roda de
conversa do livro Olavo de Odilon Moraes, com intuito de observar uma interação social
concreta, para compreendermos como as ressonâncias das emoções podem ser essenciais nas
interações entre os sujeitos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Antropologia das emoçõesLiteratura infantil
Afetividade
Interação social
Literatura infantil
Afeto
Interação social
Anthropology of emotions
Children's literature
Affectivity
Social interaction