• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Educação - FEUFF
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Educação - FEUFF
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
Monografia Blenda da Costa.pdf (279.1Kb)

Coleções
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
AS RESSONÂNCIAS DAS EMOÇÕES NA LITERATURA INFANTIL
Costa, Blenda Cristina Reis da | Postado em: 2022
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo relacionar os aspectos da antropologia das emoções com a literatura infantil, principalmente em como ressoam as afetividades nas interações entre os sujeitos, entendendo a experiência da literatura infantil como o acontecimento que através da emoção transforma o olhar do sujeito diante a sociedade e diante a si mesmo. A literatura infantil é compreendida em sua maioria como objeto didático pedagógico, não sendo reconhecida como experiência artística para o sujeito na infância, entretanto a literatura infantil deve ser considerada em sua totalidade como experiência que auxilia nas práticas pedagógicas e também que amplia a visão da criança nos seus contextos artísticos, estéticos, culturais e emocionais, contribuindo assim para a formação integral do sujeito. Para realizar esse estudo foi feita a leitura e compreensão do livro Antropologia das Emoções de David Le Breton, assim como a pesquisa de outros autores e seus trabalhos sobre arte e literatura infantil. Pautada na valorização da literatura infantil, que assim como a arte, contribui para a formação integral e emancipatória do sujeito, observamos a leitura e roda de conversa do livro Olavo de Odilon Moraes, com intuito de observar uma interação social concreta, para compreendermos como as ressonâncias das emoções podem ser essenciais nas interações entre os sujeitos.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Assunto(s)
Antropologia das emoções
Literatura infantil
Afetividade
Interação social
Literatura infantil
Afeto
Interação social
Anthropology of emotions
Children's literature
Affectivity
Social interaction
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25017
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram