xmlui.metadata.dc.contributor.author | Costa, Blenda Cristina Reis da | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2022-05-11T19:19:55Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2022-05-11T19:19:55Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25017 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo relacionar os aspectos
da antropologia das emoções com a literatura infantil, principalmente em como ressoam as
afetividades nas interações entre os sujeitos, entendendo a experiência da literatura infantil
como o acontecimento que através da emoção transforma o olhar do sujeito diante a sociedade
e diante a si mesmo. A literatura infantil é compreendida em sua maioria como objeto didático
pedagógico, não sendo reconhecida como experiência artística para o sujeito na infância,
entretanto a literatura infantil deve ser considerada em sua totalidade como experiência que
auxilia nas práticas pedagógicas e também que amplia a visão da criança nos seus contextos
artísticos, estéticos, culturais e emocionais, contribuindo assim para a formação integral do
sujeito. Para realizar esse estudo foi feita a leitura e compreensão do livro Antropologia das
Emoções de David Le Breton, assim como a pesquisa de outros autores e seus trabalhos sobre
arte e literatura infantil. Pautada na valorização da literatura infantil, que assim como a arte,
contribui para a formação integral e emancipatória do sujeito, observamos a leitura e roda de
conversa do livro Olavo de Odilon Moraes, com intuito de observar uma interação social
concreta, para compreendermos como as ressonâncias das emoções podem ser essenciais nas
interações entre os sujeitos. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | As ressonâncias das emoções na literatura infantil | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Antropologia das emoções | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Interação social | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Literatura infantil | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Afeto | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Interação social | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Anthropology of emotions | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Children's literature | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Affectivity | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Social interaction | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | This Pedagogy course conclusion work aims to relate aspects of the anthropology of emotions
with children's literature, especially in how affectivities resonate in interactions between
subjects, understanding the experience of children's literature as the event that through
emotion transforms the subject's gaze towards society and towards himself. Children's
literature is mostly understood as a pedagogical didactic object, not being recognized as an
artistic experience for the subject in childhood, however children's literature must be
considered in its entirety as an experience that helps in pedagogical practices and also that
expands the child's vision in their artistic, aesthetic, cultural and emotional contexts, thus
contributing to the integral formation of the subject. To carry out this study, the reading and
understanding of the book Anthropology of Emotions by David Le Breton was carried out, as
well as the research of other authors and their works on children's art and literature. Based on
the appreciation of children's literature, which, like art, contributes to the integral and
emancipatory formation of the subject, we observed the reading and conversation circle of the
book Olavo by Odilon Moraes, in order to observe a concrete social interaction, to understand
how the resonances of emotions can be essential in interactions between subjects. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Anderson Xavier Tibau | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Silva, Márcia Maria e | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |