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O ESTADO EDUCADOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSEAL E A FORMAÇÃO INTEGRA
Silva, Gabriela Nascimento Santos | Posted on: 2022
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a face educadora do Estado na apropriação e uso da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) como iniciativa de fomento à formação integral. Analisamos a construção teórica acerca do conceito Estado, escolhendo a teoria do Estado ampliado de Antonio Gramsci como lente de análise crítica. O objetivo do trabalho foi de compreender como através dos órgãos públicos, Estado e a sociedade civil buscam educar os sujeitos para o consenso. Abordamos as diferentes concepções e aplicações do conceito de formação integral, buscando compreender seu uso através da análise de duas políticas públicas que se comprometem em promover a formação integral. Uma delas, a PNEM, nos levou a analisar como a categoria de formação integral é usado na questão da educação museal. Na análise da sua implementação a nível institucional, realizada através do Plano Museológico do Museu da Vida da Fiocruz, evidenciamos uma possível contradição, uma vez que a instituição privilegiou uma abordagem mais democrática e institucional, se afastando de concepções da classe dominante para a formação integral.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Estado ampliado; Formação Integral; Política pública; Educação Museal
Museu
Política pública
Educação
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25029
License Term
CC-BY-SA
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