O ESTADO EDUCADOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSEAL E A FORMAÇÃO INTEGRA
Museu
Política pública
Educação
Silva, Gabriela Nascimento Santos | Posted on:
2022
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a face
educadora do Estado na apropriação e uso da Política Nacional de Educação
Museal (PNEM) como iniciativa de fomento à formação integral. Analisamos a
construção teórica acerca do conceito Estado, escolhendo a teoria do Estado
ampliado de Antonio Gramsci como lente de análise crítica. O objetivo do
trabalho foi de compreender como através dos órgãos públicos, Estado e a
sociedade civil buscam educar os sujeitos para o consenso. Abordamos as
diferentes concepções e aplicações do conceito de formação integral, buscando
compreender seu uso através da análise de duas políticas públicas que se
comprometem em promover a formação integral. Uma delas, a PNEM, nos levou
a analisar como a categoria de formação integral é usado na questão da
educação museal. Na análise da sua implementação a nível institucional,
realizada através do Plano Museológico do Museu da Vida da Fiocruz,
evidenciamos uma possível contradição, uma vez que a instituição privilegiou
uma abordagem mais democrática e institucional, se afastando de concepções
da classe dominante para a formação integral.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Estado ampliado; Formação Integral; Política pública; Educação MusealMuseu
Política pública
Educação