• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Monografia CAIO DE LIMA.pdf (1.439Mb)

Collections
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
O COICE DA ÉGUA: LEITURA DE MUNDO E SIGNOS DO TERRITÓRIO A PARTIR DO LIVRO DE VALESKA TORRES
Lima, Caio Vinicius Goncalves de | Posted on: 2021
Abstract
O objetivo deste ensaio é apresentar o livro de Valeska Torres “O coice da égua” (7letras, 2019) a partir de um jogo interpretativo ligado ao conceito de território. Nesse contexto, proponho reflexões sobre o processo de formação de leitores, especificamente em situações de oficina literária, onde tive oportunidade de entrar em contato com a obra da poeta. Para tanto recorro ao conceito de signo como mediador das relações de ensino-aprendizagem, calcado na oralidade e nos processos de semiose no mundo. O texto privilegia os cruzamentos entre a experiência do território, a experiência de leitura e o jogo, narrando a partir do ponto de vista do leitor-oficinando, testando a literatura como um jogo em que nossas leituras de mundo servem para alimentar as fases e cenários. Ao longo do texto, todavia, busco colocar questões pertinentes à problemática da leitura dentro e fora do processo de escolarização, analisado como problema cultural e social. O trabalho consiste numa primeira parte dedicada predominantemente à leitura do texto de Valeska, numa segunda parte dedicada à exploração da ideia de ensino como gênero discursivo, literário e como composição. Na terceira parte, proponho uma tentativa de síntese dos dois movimentos anteriores, e na quarta e conclusiva, trago uma proposição de oficina literária a partir da leitura do livro de Valeska. Ao longo do texto traço breves considerações pessoais sobre meu próprio processo de leitura da obra, que incluem registros fotográficos de minha autoria, imagens colhidas da internet e reflexões num diálogo com o território de O coice da égua.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Leitura; Signo; Território; Valeska; Coice
Leitura
Território
Poesia
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25032
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram