Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES
  • GMI - Curso de Licenciatura Plena em Matemática - Santo Antônio de Pádua
  • PLP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES
  • GMI - Curso de Licenciatura Plena em Matemática - Santo Antônio de Pádua
  • PLP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TCC Lara Pinheiro Kort-Kamp.pd... (4.485Mb)

Collections
  • PLP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

Statistics
Metadata
Show full item record
O SOFTWARE SCRATCH E O ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Kort-Kamp, Lara Pinheiro | Posted on: 2021
Abstract
O presente estudo possui o objetivo de apresentar uma proposta lúdica, utilizando jogos educativos desenvolvidos no decorrer do trabalho, com o software Scratch, com o intuito de colaborar com o ensino e aprendizado da Educação Financeira. Procurou-se abranger no enredo dos jogos a relação do cotidiano do aluno com a Educação Financeira, além de aspectos da Matemática Financeira e da Educação Ambiental, com a finalidade de além de possibilitar aos alunos adquirirem conhecimentos matemáticos, possibilitar aprenderem como colocar em prática os conhecimentos adquiridos a partir da Educação Financeira de forma consciente e sustentável. Para o desenvolvimento do estudo além da pesquisa bibliográfica, foi também desenvolvida uma pesquisa exploratória e conjuntamente pesquisa de ação, sendo conduzida com 50 estudantes de nível fundamental a fim de identificar as dificuldades dos discentes em relação à conteúdos da Educação Financeira. Os jogos foram avaliados por professores de matemática de modo a constatar se são adequados para auxiliar o professor no ensino da Educação Financeira e delinear um perfil etário dos alunos, assim como perceber se a construção dos jogos propiciou um jogo dinâmico, divertido e que captura a atenção do jogador. Como resultado principal pode-se apontar que os jogos desenvolvidos podem contribuir para auxiliar o professor no ensino da Educação Financeira, conforme apontaram os professores participantes. Espera-se que com os jogos desenvolvidos seja possível difundir e fortalecer o conhecimento da Educação Financeira entre as crianças do ensino fundamental, demonstrando a importância dos conceitos da matemática em seu cotidiano, além de contribuir para desenvolvimento de conteúdo lúdico utilizando o software Scratch. Convém destacar que o jogo isoladamente não ensina, é necessário amparo pedagógico para que contribua no aprendizado.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
KORT-KAMP, Lara Pinheiro. O software scratch e o ensino e aprendizagem da educação financeira. 2021. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.
Subject(s)
Educação financeira
Jogos educativos digitais
Software Scratch
Matemática
Financial Education
Digital educational games
Software Scratch
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25049
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram