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O SOFTWARE SCRATCH E O ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Jogos educativos digitais
Software Scratch
Matemática
Financial Education
Digital educational games
Software Scratch
Kort-Kamp, Lara Pinheiro | Posted on:
2021
Abstract
O presente estudo possui o objetivo de apresentar uma proposta lúdica, utilizando jogos educativos desenvolvidos no decorrer do trabalho, com o software Scratch, com o intuito de colaborar com o ensino e aprendizado da Educação Financeira. Procurou-se abranger no enredo dos jogos a relação do cotidiano do aluno com a Educação Financeira, além de aspectos da Matemática Financeira e da Educação Ambiental, com a finalidade de além de possibilitar
aos alunos adquirirem conhecimentos matemáticos, possibilitar aprenderem como colocar em prática os conhecimentos adquiridos a partir da Educação Financeira de forma consciente e sustentável. Para o desenvolvimento do estudo além da pesquisa bibliográfica, foi também desenvolvida uma pesquisa exploratória e conjuntamente pesquisa de ação, sendo conduzida com 50 estudantes de nível fundamental a fim de identificar as dificuldades dos discentes em relação à conteúdos da Educação Financeira. Os jogos foram avaliados por professores de matemática de modo a constatar se são adequados para auxiliar o professor no ensino da
Educação Financeira e delinear um perfil etário dos alunos, assim como perceber se a construção dos jogos propiciou um jogo dinâmico, divertido e que captura a atenção do
jogador. Como resultado principal pode-se apontar que os jogos desenvolvidos podem contribuir para auxiliar o professor no ensino da Educação Financeira, conforme apontaram os professores participantes. Espera-se que com os jogos desenvolvidos seja possível difundir e fortalecer o conhecimento da Educação Financeira entre as crianças do ensino fundamental, demonstrando a importância dos conceitos da matemática em seu cotidiano, além de contribuir
para desenvolvimento de conteúdo lúdico utilizando o software Scratch. Convém destacar que o jogo isoladamente não ensina, é necessário amparo pedagógico para que contribua no aprendizado.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
KORT-KAMP, Lara Pinheiro. O software scratch e o ensino e aprendizagem da educação financeira. 2021. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.Subject(s)
Educação financeiraJogos educativos digitais
Software Scratch
Matemática
Financial Education
Digital educational games
Software Scratch