Metadata
Show full item record
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA
história da matemática
processo de ensino e aprendizagem
Matemática
mathematics education
history of mathematics
teaching and learning process
Gonçalves, Thamires Santiago | Posted on:
2022
Abstract
Esta pesquisa cujo tema central é a História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, busca analisar como se dá a utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem de Matemática Ensino Fundamental II, no Município de Aperibé - RJ, destacando as contribuições que este recurso traz para o ambiente de ensino-aprendizagem e as dificuldades encontradas ao implementá-lo. Com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a pesquisa utiliza dados quantitativos para melhor análise das informações. Primeiramente, foi realizada uma revisão de literatura sobre a História da Matemática, Educação Matemática e o Processo de Ensino e Aprendizagem para fundamentar a pesquisa bibliográfica. Como principais referências teóricas utilizamos Miguel (1997), D’Ambrósio (1999), Miguel e Miorim (2011), Freire (2018) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Em seguida, foi realizada uma pesquisa, por meio da aplicação de um questionário virtual aos professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental II, nas escolas públicas e particulares do município de Aperibé - RJ, com a finalidade de analisar como os professores do município utilizam a História da Matemática em sua prática pedagógica, identificar possíveis dificuldades na sua implementação como metodologia auxiliar e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, verificar o nível de conhecimento dos professores sobre o assunto e a importância que atribuem à História da Matemática, além de investigar como ela é apresentada no Livro Didático. Com a pesquisa
pudemos concluir que 58,3% dos professores de Matemática de Aperibé-RJ utilizam a História da Matemática em sala de aula de alguma forma e que dos 41,7% dos professores que não a utilizam, 16,7% não tiveram nenhum contato com a História da Matemática durante a formação acadêmica. A abordagem da História da Matemática por parte dos professores participantes da pesquisa restringe-se, em sua maioria, à introdução dos assuntos, a título de curiosidade, não tendo ligação direta com os conteúdos estudados, não aproveitando sua potencialidade no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foram apresentadas alternativas que visam facilitar a utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem, por meio da utilização de Livros Paradidáticos e/ou criação de um site com material e atividades sobre a História da Matemática. Em suma, evidenciamos os desafios e contribuições da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
GONÇALVES, Thamires Santiago. A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.Subject(s)
educação matemáticahistória da matemática
processo de ensino e aprendizagem
Matemática
mathematics education
history of mathematics
teaching and learning process