Metadata
Show full item record
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO
matemática
música
ensino-aprendizagem
Matemática
ludicity
playfulness
mathematics
music
teaching-learning
Silva, Thaís de Oliveira | Posted on:
2022
Abstract
O objetivo do presente trabalho é analisar a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, destacando a música como ferramenta de ensino e apontando os benefícios que sua aplicação trouxe para o aprendizado da matemática. Neste sentido, esta pesquisa se preocupou em investigar a relação entre o ensino da matemática e a música a partir de uma revisão bibliográfica de autores e pensadores que estudaram essa relação a partir de um diálogo histórico e filosófico subsidiado por uma metodologia de trabalho que levasse em consideração a música como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa que se caracteriza por um viés quanti-qualitativo em que os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa bibliográfica, a utilização de um questionário aplicado aos professores para o levantamento de suas práticas pedagógicas a fim de identificar se os mesmos utilizam a música como recurso didático e de que forma eles pensam as contribuições das práticas musicais para o ensino dos conteúdos matemáticos. Após análise dos dados, conclui-se que a música é pouco utilizada no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, mesmo havendo indícios de benefícios diretamente ligados à sua aplicabilidade, como a memorização e compreensão dos conteúdos apresentados, bem como na dinamização da aula e nas interações entre alunos e professores.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SILVA, Thais de Oliveira. A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática: a música como ferramenta de ensino. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.Subject(s)
ludicidadematemática
música
ensino-aprendizagem
Matemática
ludicity
playfulness
mathematics
music
teaching-learning