xmlui.metadata.dc.contributor.author | Silva, Thaís de Oliveira | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2022-05-19T13:31:05Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2022-05-19T13:31:05Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | SILVA, Thais de Oliveira. A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática: a música como ferramenta de ensino. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25062 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é analisar a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, destacando a música como ferramenta de ensino e apontando os benefícios que sua aplicação trouxe para o aprendizado da matemática. Neste sentido, esta pesquisa se preocupou em investigar a relação entre o ensino da matemática e a música a partir de uma revisão bibliográfica de autores e pensadores que estudaram essa relação a partir de um diálogo histórico e filosófico subsidiado por uma metodologia de trabalho que levasse em consideração a música como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa que se caracteriza por um viés quanti-qualitativo em que os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa bibliográfica, a utilização de um questionário aplicado aos professores para o levantamento de suas práticas pedagógicas a fim de identificar se os mesmos utilizam a música como recurso didático e de que forma eles pensam as contribuições das práticas musicais para o ensino dos conteúdos matemáticos. Após análise dos dados, conclui-se que a música é pouco utilizada no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, mesmo havendo indícios de benefícios diretamente ligados à sua aplicabilidade, como a memorização e compreensão dos conteúdos apresentados, bem como na dinamização da aula e nas interações entre alunos e professores. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensino | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | ludicidade | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | matemática | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | música | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | ensino-aprendizagem | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Matemática | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | ludicity | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | playfulness | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | mathematics | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | music | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | teaching-learning | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The objective of the present work is to analyze the ludicity in the process of teaching and learning mathematics, highlighting music as a teaching tool, pointing out the benefits that its application brought to the learning of mathematics. In this sense, this research was concerned with investigating the relationship between the teaching of mathematics and music from a bibliographic review of authors and thinkers who studied this relationship from a historical and philosophical dialogue subsidized by a work methodology that took into account music as a facilitating instrument in the process of teaching and learning. This is quanti-qualitative research in which the methodological procedures involve bibliographic research, the use of a questionnaire applied to teachers to survey their teaching practices in order to identify whether they use music as a teaching resource and how they think the contributions of musical practices to the teaching of mathematical content. After analyzing the data, it is concluded that music is little used in Elementary II and High School, even though there is evidence of benefits directly related to its applicability, such as memorization and understanding of the content presented, as well as in class dynamics and interactions between students and teachers. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Santo Antônio de Pádua, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Pacheco, Margarida dos Santos | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0461598079812244 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Simão, Marcelo Garcia | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7765077108247179 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Reis, Andréa Cardoso | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6262529739783058 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6417792544636149 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 56 f. | pt_BR |