PERCEPÇÃO ESTÉTICA DE COMPONENTES FACIAIS POR LEIGOS E DENTISTAS
percepção estética
alinhamento dentário
desvio nasal
Estética dentária
Estética facial
Fotografia dentária
Percepção
Dentista
Sorriso
Maloclusão
Nariz
Dental esthetic
visual perception
face recognition
nose
Ghiu, Iris Trindade de Paiva | Posted on:
2021
Abstract
Introdução: A crescente busca por procedimentos relacionados a estética facial é uma realidade presente no dia a dia de diversas categorias profissionais. Por essa razão é importante manterem atualizadas as informações quanto às características faciais que são consideradas amplamente atrativas. Objetivo: Determinar se nariz e sorriso com diferentes graus de desarmonia têm atratividade semelhante para a população leiga e de dentistas com conhecimento de harmonização orofacial. Metodologia: Foram avaliados escores de beleza de 0 a 10 na Escala Visual Analógica (EVA) de seis fotografias manipuladas da face de uma mesma modelo. Participaram da pesquisa como avaliadores 112 indivíduos sendo 58 leigos e 54 dentistas com conhecimento de harmonização orofacial. As fotografias da modelo continham combinações de manipulações realizadas apenas em nariz e sorriso. As fotografias foram nomeadas de acordo com as manipulações da seguinte forma: foto nariz simétrico + sorriso com dentes alinhados – Foto padrão; Foto nariz com desvio de 2 mm + sorriso com dentes alinhados – Foto desvio leve (DL); foto nariz com desvio de 4 mm + sorriso com dentes alinhados – Foto desvio severo (DS); foto nariz simétrico + sorriso com desalinhamento dentário – Foto maloclusão (M); foto nariz com desvio leve + maloclusão – Foto DL + M e foto nariz com desvio severo + maloclusão – Foto DS + M. Foram utilizados os testes estatísticos: teste ANOVA de medidas repetidas a dois critérios com o pós-teste de Tukey para detectar as diferenças entre as notas atribuídas a cada fotografia pelos grupos de avaliadores. Resultados: No grupo de leigos as maiores notas foram atribuídas às fotografias sem maloclusão e as menores notas foram dadas às fotografias em que a maloclusão estava presente. Para esse grupo, não houve diferença estatisticamente significativa entre as notas em que a maloclusão estava ausente (foto padrão, foto DL e foto DS) ou presente (foto M, foto DL + M e foto DS + M). No grupo de dentistas com conhecimento de harmonização orofacial as maiores notas também foram atribuídas às fotografias sem maloclusão e as menores notas às fotografias com maloclusão.
Entretanto, para este grupo houve diferença estatisticamente significativa também entre a foto padrão e a foto DS. Conclusões: Pôde-se concluir que desarmonias do sorriso impactaram mais negativamente a percepção estética da face do que os desvios de nariz; as desarmonias do sorriso foram percebidas de forma semelhante por ambos os grupos de avaliadores e o desvio do nariz mais severo impactou mais negativamente os dentistas com conhecimento de harmonização orofacial do que os leigos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
GHIU, Iris Trindade de Paiva. Percepção estética de componentes faciais por leigos e dentistas. 2021. 38 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Programa de ´Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal Fluminense., Niterói, 2021.Subject(s)
estética facialpercepção estética
alinhamento dentário
desvio nasal
Estética dentária
Estética facial
Fotografia dentária
Percepção
Dentista
Sorriso
Maloclusão
Nariz
Dental esthetic
visual perception
face recognition
nose