Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
AVALIAÇÃO DE ESTATÍSTICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DE 2009 A 2015
ensino de estatística
pensamento estatístico
letramento estatístico
Matemática
ENEM
statistical education
statistical thinking
statistical literacy
Pereira, Fernanda Angelo | Publicado en:
2016
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo mostrar como está sendo avaliado o Ensino de Estatística por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2015, sob a perspectiva da construção do Pensamento e Letramento Estatístico. Esta monografia apresenta uma breve exposição histórica do ENEM, sua constituição e os conteúdos que são abordados de acordo com as Matrizes de Referência (BRASIL, 2009). Expõe uma análise teórica sobre o Pensamento e Letramento Estatístico de acordo com ALMEIDA (2008) e GAL (2002), os quais serviram de parâmetros para avaliar e analisar os conteúdos de Estatística presentes no ENEM, paralelamente com os conteúdos que constam nos principais documentos que norteiam o Ensino de Estatística no Ensino Médio brasileiro. Ademais, são apresentadas as considerações acerca das análises realizadas das questões do ENEM que exibem conteúdos estatísticos, classificando-as de acordo com os escores delineados pela autora levando em consideração os níveis do Pensamento e Letramento Estatístico definidos por Watson e Callingham (2003).
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFuente
PEREIRA, Fernanda Angelo. Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.Sujeta/Sujeto(s)
ENEMensino de estatística
pensamento estatístico
letramento estatístico
Matemática
ENEM
statistical education
statistical thinking
statistical literacy