Metadata
Show full item record
A TERRITORIALIDADE PERDIDA: UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PROCESSO DE SOBREPOSIÇÃO DO TERRITÓRIO DA COMUNIDADE DE REMANESCENTE DE QUILOMBOLA DA ILHA DA MARAMBAIA A PARTIR DA CARTOGRAFIA SOCIAL.
Quilombola
Cartografia Social
Territorial conflicts
Quilombola
Social cartography
Amorim, Lorena de Jesus Trindade | Posted on:
2022
Abstract
O presente trabalho pretende discorrer sobre como se deu a sobreposição territorial da comunidade remanescente de Quilombola da Ilha da Marambaia enfatizando sua luta e resistência por séculos contra órgãos do Estado, especificamente a Marinha do Brasil que se instalou em seu território no ano de 1971. As discussões aqui debaterão a cartografia oficial, que é uma forma de representação geográfico manipulada nas mãos da elite dominante, que “apaga” as comunidades e que as mesmas não compreendem. Do mesmo modo apresentaremos a cartografia social como um campo de luta e de produção do conhecimento que tem como metodologia a construção de forma participativa e colaborativa a partir do pensamento cartográfico de grupos marginalizados.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Amorim, Lorena de Jesus Trindade. A territorialidade perdida: Uma análise cartográfica do processo de sobreposição do território da comunidade de remanescente de quilombola da Ilha da Marambaia a partir da cartografia social. 2020. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2020.Subject(s)
Conflitos TerritoriaisQuilombola
Cartografia Social
Territorial conflicts
Quilombola
Social cartography