Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2520
Title: A atuação da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem
Authors: Lopes, Elias
metadata.dc.contributor.advisor: Lück, Esther Hermes
metadata.dc.contributor.members: Souza, Elisabete Gonçalves de
Marsicano, Ricardo Drummond
Issue Date: 17-Oct-2016
Abstract: Este trabalho tem por finalidade demonstrar a relevância da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem nas instituições educacionais. Tecendo um breve relato da história das bibliotecas infantis e escolares no país, e apontando a contribuição do movimento da Escola Nova e do pedagogo Paulo Freire no contexto da necessidade das bibliotecas como alicerce da educação nas escolas. Por fim, enfatizando a importância do manifesto da Unesco, não só com ideias que podem ser postas em práticas nas bibliotecas por toda comunidade escolar, mas também com os programas que surgiram após a sua criação, como o IDH, o PISA e o IDEB, para o fortalecimento e a consolidação das bibliotecas nas instituições de ensino.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to demonstrate the relevance of the school library in the process of teaching and learning in educational institutions. Weaving a brief account of the history of children's and school libraries in the country, and pointing to the New School movement and Contribution the pedagogue Paulo Freire in the context of the need for libraries as the foundation of education in schools. Finally, emphasizing the importance of the UNESCO manifesto, not only with ideas that can be put into practice in libraries throughout the school community, but also with the programs They arose after its creation, such as HDI, PISA and IDEB for the strengthening and consolidation of libraries in educational institutions.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2520
Appears in Collections:GGB - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOPES, Elias.pdf684.47 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons