• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
MARIANA BELLOT BOLCKAU.pdf (672.2Kb)

Collections
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
O EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS (ENCCEJA): UMA ANÁLISE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Bolckau, Mariana Bellot | Posted on: 2022
Abstract
O presente trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o direito à educação no Brasil contemporâneo. Este trabalho tem como objetivo analisar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) no estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender essa política pública, sua abrangência e possível relação com a diminuição de matrículas nos cursos presenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e quantitativo, cujos procedimentos de pesquisa foram: levantamento bibliográfico, levantamento de fontes primárias (documentos e dados estatísticos do ENCCEJA) e a realização de oito entrevistas. Contatou-se o crescimento de inscrições no ENCCEJA de um lado, o declínio de matrículas na EJA do outro e o fechamento de escolas da modalidade no centro dessa problemática. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a facilidade para a obtenção do certificado via em ENCCEJA, a dificuldade para conciliar o trabalho e estudo e a ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência dos alunos da modalidade na escola são as principais razões para a escolha dos participantes pelo ENCCEJA e não pela EJA. Conclui-se que as deliberações da atual conjuntura política e econômica vêm contribuindo para que o ENCCEJA se estabeleça como principal política pública educacional para a EJA.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Educação de Jovens e Adultos
ENCCEJA
Certificação
Competências
Políticas públicas
Educação de adultos
Política pública
Youth and adult education
ENCCEJA
Certification
Skills
Public policies
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25214
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram