ESCREVIVÊNCIAS DE SI. A NARRATIVA AUTORAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Escrevivências
Educação
Autobiografia
Identidade de gênero
Sexualidade
Genre et sexualité
Écrite-vécues
Éducation
Reder, Thiago Verissimo Gonçalves | Posted on:
2022
Abstract
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, abordar temáticas atuais e relevantes
ao cenário social, ao qual estamos inseridos. As temáticas relacionadas ao campo de pesquisa de
gênero e sexualidade são diversas, pertinentes e necessárias em meio a tantos atrasos e
retrocessos, a partir disto, este estudo se direciona principalmente às consequências subjetivas
causadas por práticas discriminatórias. Para isso, busco criar um diálogo entre autores que se
dedicam a este campo de pesquisa, como Guacira Lopes Louro, Mikhail Bakhtin, Christine
Delory, Judith Butler, Rogério Junqueira, Denize Sepulveda, Michael Foucault, Henry Giroux,
dentre outros.
A metodologia utilizada se baseia na autobiografia e em pesquisa bibliográfica. Compartilho
primeiramente experiências próprias relacionadas ao campo de gênero e sexualidade, sem realizar
recortes secundários, em seguida, contextualizo com base teórica a historicidade do tema, lutas e
movimentos sociais que antecedem e fundamentam o debate, com foco no campo educacional.
Na tessitura da experiência pessoal e coletiva, diálogo com experiências terceiras, compartilhadas
publicamente, especialmente com autoras, autores e teóricos como Sara Wagner York, Rogério
Junqueira, Paul Preciado e Conceição Evaristo.
Após análises e diálogos discursivos, foram identificadas interpretações distintas a termos
construídos socialmente, como gênero e sexualidade. Dessa forma, através do conceito de
Escrevivência de Conceição Evaristo, busco demonstrar no capítulo de mesmo nome e nos
subcapítulos denominados “Família e Infância”, “Escola”, “Educação” e “Religiosidade” e no
capítulo “Contextualização”, ao qual realizo uma reflexão a partir da legislação, a legitimação da
ideia da interpretação subjetiva a partir de singularidades e individualidades, ou seja, que as
circunstâncias experimentadas pelos indivíduos definem pontos de vista, interpretações e demais
características que constroem influências em relações pessoais/afetivas. Portanto, após a
realização da pesquisa, a escrita de si, caracterizou-se como uma importante ferramenta
pedagógica, tendo em vista a valorização do sujeito/aluno, para além do âmbito escolar, mas
também, do âmbito, educacional, cognitivo, familiar e social.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Gênero e sexualidadeEscrevivências
Educação
Autobiografia
Identidade de gênero
Sexualidade
Genre et sexualité
Écrite-vécues
Éducation