• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
THIAGO VERISSIMO GONÇALVES RED... (348.8Kb)

Collections
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
ESCREVIVÊNCIAS DE SI. A NARRATIVA AUTORAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Reder, Thiago Verissimo Gonçalves | Posted on: 2022
Abstract
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, abordar temáticas atuais e relevantes ao cenário social, ao qual estamos inseridos. As temáticas relacionadas ao campo de pesquisa de gênero e sexualidade são diversas, pertinentes e necessárias em meio a tantos atrasos e retrocessos, a partir disto, este estudo se direciona principalmente às consequências subjetivas causadas por práticas discriminatórias. Para isso, busco criar um diálogo entre autores que se dedicam a este campo de pesquisa, como Guacira Lopes Louro, Mikhail Bakhtin, Christine Delory, Judith Butler, Rogério Junqueira, Denize Sepulveda, Michael Foucault, Henry Giroux, dentre outros. A metodologia utilizada se baseia na autobiografia e em pesquisa bibliográfica. Compartilho primeiramente experiências próprias relacionadas ao campo de gênero e sexualidade, sem realizar recortes secundários, em seguida, contextualizo com base teórica a historicidade do tema, lutas e movimentos sociais que antecedem e fundamentam o debate, com foco no campo educacional. Na tessitura da experiência pessoal e coletiva, diálogo com experiências terceiras, compartilhadas publicamente, especialmente com autoras, autores e teóricos como Sara Wagner York, Rogério Junqueira, Paul Preciado e Conceição Evaristo. Após análises e diálogos discursivos, foram identificadas interpretações distintas a termos construídos socialmente, como gênero e sexualidade. Dessa forma, através do conceito de Escrevivência de Conceição Evaristo, busco demonstrar no capítulo de mesmo nome e nos subcapítulos denominados “Família e Infância”, “Escola”, “Educação” e “Religiosidade” e no capítulo “Contextualização”, ao qual realizo uma reflexão a partir da legislação, a legitimação da ideia da interpretação subjetiva a partir de singularidades e individualidades, ou seja, que as circunstâncias experimentadas pelos indivíduos definem pontos de vista, interpretações e demais características que constroem influências em relações pessoais/afetivas. Portanto, após a realização da pesquisa, a escrita de si, caracterizou-se como uma importante ferramenta pedagógica, tendo em vista a valorização do sujeito/aluno, para além do âmbito escolar, mas também, do âmbito, educacional, cognitivo, familiar e social.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Gênero e sexualidade
Escrevivências
Educação
Autobiografia
Identidade de gênero
Sexualidade
Genre et sexualité
Écrite-vécues
Éducation
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25221
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram