VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM ESCUTA E SENSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM A PEDAGOGIA SOCIAL
Pedagogia Social
Pedagogia da Infância
Educação infantil
Pedagogia social
Education
Social Pedagogy
Early Childhood Education
Altoé, Natália Moreira | Posted on:
2022
Abstract
O objetivo deste estudo, norteado pelas pesquisas do cotidiano é apresentar uma análise da
escuta sensível do professor de Educação Infantil e a importância das vozes das crianças no
contexto da Educação Infantil a partir da contribuição da Pedagogia Social. Para tal objetivo,
apresento minha trajetória como professora de Educação Infantil e pesquisadora e o encontro
com a temática apresentada, traço possíveis reflexões com relação ao atendimento das
demandas das crianças no segmento da Educação Infantil. A dissertação abordou e buscou a
compreensão da importância do acolhimento e da amorosidade no trabalho na Educação
Infantil, trazendo conceituações importantes acerca deste primeiro segmento da educação
básica, tendo em vista a importância para o trabalho pedagógico com as crianças, de forma a
atender as suas curiosidades e desejos de conhecimento. Para atender tal objetivo, foi realizada
uma pesquisa qualitativa e bibliográfica com entrevistas semiestruturadas, realizadas com
professores da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI
UFF. Através dessas vivências, surge esse estudo que traz mais questionamentos e indagações
do que respostas prontas para o que se pretende.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
ALTOÉ, Natália Moreira. Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social. 2022. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Educação InfantilPedagogia Social
Pedagogia da Infância
Educação infantil
Pedagogia social
Education
Social Pedagogy
Early Childhood Education