Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2525
Title: Tecnologia educacional utilizada para orientação da puérpera sobre aleitamento materno: simuladores realísticos de baixa fidelidade
Authors: Abissulo, Carla Moema Fontoura
metadata.dc.contributor.advisor: Silvino, Zenith Rosa
metadata.dc.contributor.advisorco: Ferreira, Helen Campos
metadata.dc.contributor.members: Araújo, Carla Luzia França
Ferreira, Helen Campos
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Abissulo, Carla Moema Fontoura. Tecnologia educacional utilizada para orientação da puérpera sobre aleitamento materno: simuladores realísticos de baixa fidelidade. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2016
Abstract: Observa-se na prática clínica que puérperas deixam de amamentar seus filhos em função de dificuldades biológicas e/ou culturais confirmadas na literatura, entre elas as mais citadas são: "pega" adequada, posição adequada, fissuras mamilares, anatomia dos mamilos, ingurgitamento mamário, cultura do “leite fraco” /pouco leite e cólica associada à amamentação. A assistência ao puerpério imediato inclui ações educativas para a promoção de aleitamento materno, assegurando que a clientela se aproprie de conhecimentos necessários ao controle de sua saúde. A observação de dificuldades relacionadas à amamentação originou a necessidade de melhorar o manejo do aleitamento materno por meio de práticas de educação em saúde. Nesta perspectiva o objetivo deste estudo foi validar simuladores realísticos de baixa fidelidade enquanto tecnologias educacionais inovadoras utilizadas na orientação de puérperas sobre aleitamento materno, confeccionados artesanalmente pela pesquisadora, sendo eles um avental com mamas, um bebê-fantoche “Nina”, uma boneca- bebê “Paulinha”, um útero e uma placenta com a hipótese de que a tecnologia educacional do tipo simulador realístico de baixa fidelidade facilitaria a compreensão para o aprendizado de puérperas, em alojamento conjunto, acerca do manejo do aleitamento materno. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira trata de pesquisa aplicada e a segunda, de uma pesquisa quase-experimental junto às puérperas. O estudo teve abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido em uma Maternidade Pública da Região Metropolitana II do Estado do Rio de Janeiro. Os achados do levantamento bibliográfico mostraram que tecnologias educacionais são utilizadas com êxito como facilitadoras do processo de educação acerca do aleitamento materno. O resultado deste estudo foi a validação dos simuladores realísticos de baixa fidelidade produzidos pela autora, de forma a contribuir para que puérperas assimilem melhor os conhecimentos transmitidos pela equipe de enfermagem, levando a uma prática de cuidado diferenciada e humanizada. Para validação da tecnologia educacional utilizou-se uma amostra de 24 puérperas selecionadas no alojamento conjunto e distribuídas em dois grupos de 12 puérperas: grupo controle e grupo experimento. O grupo controle recebeu orientações acerca do aleitamento materno apenas por meio de palestra prática habitual realizada na Maternidade, sobre tipos de mamilos, “pega” e posição adequadas, ordenha manual e amamentação precoce relacionada a prevenção de hemorragias pós-parto. O grupo experimento recebeu orientações acerca do aleitamento materno, sobre os mesmos temas, com o uso dos simuladores realísticos de baixa fidelidade. A utilização da tecnologia educacional do tipo simuladores realísticos de baixa fidelidade possibilitou melhor manejo clínico da amamentação, aumentou o conhecimento e a compreensão das puérperas sobre do aleitamento materno reduzindo os obstáculos para o sucesso da amamentação. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina do Hospital Universitário Antônio Pedro/Universidade Federal Fluminense sob o CAAE 37717214.3.0000.5243, parecer consubstanciado número 925.251, cujo orçamento estimado, no período de dois anos, foi de R$14.275,00.
metadata.dc.description.abstractother: It is observed in the clinical practice that puerperal women stop breastfeeding their children in function of biological difficulties and/or cultural confirmed in literature, among them the most cited are: "handle" appropriate, adequate position, cracked nipple, anatomy of nipples, breast engorgement, culture of "weak milk" /little milk and colic associated with breastfeeding. The assistance to the immediate puerperium includes educational actions for the promotion of breastfeeding, ensuring that the clientele to take ownership of knowledge necessary to control of their health. The observation of difficulties related to breastfeeding originated the need to improve the management of breastfeeding by means of the health education practices. In this perspective the objective of this study was to validate the simulators in realistic low fidelity while innovative educational technologies used in the orientation of puerperae about breastfeeding, handcraftedly made by the researcher, they being a bulkhead with the breasts, a baby-puppet "Nina", a doll- baby "Paula", a uterus and a placenta with the hypothesis that the educational technology simulator type realistic low fidelity would facilitate understanding for the learning of puerperal women, in housing assembly, about the management of breastfeeding. The research was divided into two stages: the first comes to applied research and the second, a quasi-experimental research along the puerperae. The study had a quanti-qualitative approach, developed in a Public Maternity Hospital in the Metropolitan Region II of the State of Rio de Janeiro. The findings of the bibliographic survey showed that educational technologies are used successfully as facilitators of the process of education about breastfeeding. The result of this study was the validation of simulators in realistic low fidelity produced by the author, in order to contribute to that puerperal women better assimilate the knowledge transmitted by the nursing team, leading to a practice of differentiated and humanized care. The control group received guidelines about breastfeeding only through lecture habitual practice held in the Maternity, about types of nipples, "handle" and appropriate position, manual milking and breastfeeding early diagnosis related to the prevention of post-partum hemorrhage. The experiment group received guidelines about breastfeeding, on the same topics, with the use of simulators in realistic low fidelity. The use of educational technology type in realistic low fidelity simulators allowed better clinical management of breastfeeding, increased knowledge and understanding of the puerperae about breastfeeding by reducing the obstacles to the success of breastfeeding. The research was approved by the Research Ethics Committee at the Faculty of Medicine of the Hospital Universitário Antônio Pedro - Universidade Federal Fluminense under the CAAE 37717214.3.0000.5243, detailed opinion number 925.251, whose estimated budget, in the period of two years, was R$14.275,00.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2525
Appears in Collections:MPEA - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla Moema Fontoura Abissulo.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.