PORTFÓLIO DIGITAL DESENVOLVIDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DO PRECEPTOR CIRURGIÃO-DENTISTA: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
Odontólogos
Serviços Médicos de Emergência
Integração Docente Assistencial
Preceptoria
Odontólogos
Serviços Médicos de Emergência
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Preceptor
Dentists
Emergency Medical Services
Teaching Assistance Integration
Dentistas Servicios Médicos de Emergencia
Integración Asistencial Docente
Lima, Mônica Moura da Silveira | Posted on:
2020
Abstract
A preceptoria é uma modalidade de ensino em serviço que forma profissionais em cenários de prática, inserindo estudantes nas vivências do cotidiano profissional. A atuação do cirurgião-dentista dentro de um hospital de emergência requer deste profissional grande precisão e destreza, e ao atuar como preceptor, essa atividade exige uma habilidade a mais na execução de suas funções. Ao receber um acadêmico de Odontologia em um serviço onde as ações são de pouca previsibilidade, o diálogo com a Universidade tem se mostrado questão necessária para a formação de profissionais mais preparados para o atendimento da população dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo geral: Desenvolver um portfólio digital como instrumento de práticas assistenciais e ensino, a partir da análise dos dados obtidos na compreensão fenomenológica, mostrando a realidade do serviço sem sair do contexto apresentado em sala de aula. Objetivos específicos: Desvelar a percepção do cirurgião-dentista preceptor através do seu processo de trabalho em um hospital público do município de São Gonçalo – RJ, através das percepções explícitas em Maurice Merleau-Ponty; analisar o fenômeno a partir de suas vivências e expertises. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem metodológica qualitativa, utilizando técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática, tendo como cenário de estudo um pronto-socorro no município de São Gonçalo/RJ. Os participantes foram cirurgiões-dentistas preceptores que atuam ou atuaram em algum momento no serviço de emergência do referido pronto-socorro. O produto dessa dissertação foi um sistema web em formato de portfólio digital, contendo as seguintes funcionalidades: inclusão, exclusão, alteração e consulta de CASO CLÍNICO, que permite descrição e discussão de casos clínicos vivenciados na prática pelos alunos. OCORRÊNCIA, que tem a função de relatar os fatos atípicos durante o plantão. PRESENÇA que controla a assiduidade dos alunos no campo de estágio e VIDEOAULAS que possibilita a atualização da equipe de preceptores quanto ao conteúdo aplicado em sala de aula aos alunos. Conclusão: Depreende-se que a melhora no planejamento do ensino acadêmico de Odontologia deve envolver não somente os conhecimentos teóricos no interior de uma Universidade, como também vivências através da prática assistencial. O portfólio digital ao proporcionar o diálogo Preceptor-Universidade pode gerar impacto na formação de profissionais de Odontologia com pensamento crítico reflexivo aptos a atuar no SUS no atendimento da população.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
LIMA, Mônica Moura da Silveira. Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
PreceptorOdontólogos
Serviços Médicos de Emergência
Integração Docente Assistencial
Preceptoria
Odontólogos
Serviços Médicos de Emergência
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Preceptor
Dentists
Emergency Medical Services
Teaching Assistance Integration
Dentistas Servicios Médicos de Emergencia
Integración Asistencial Docente