AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA FUNÇÃO DE LIGAÇÃO NA QUALIDADE DO AJUSTE DE MODELO LINEAR GENERALIZADO PARA UM DESFECHO BINÁRIO DE CONSULTA AO MÉDICO
Modelo logit
Modelo complemento log-log
Função de ligação
Plano amostral complexo
Estatística
Modelo estatístico
Estatística de saúde
Valladão, Fábio Mello | Posted on:
2020
Abstract
A função de ligação é uma das três componentes de um modelo linear generalizado, e a escolha de uma função de ligação inapropriada pode influenciar a significância dos parâmetros e a qualidade do ajuste do modelo. Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto das funções de ligação logit, probit e complemento log-log na qualidade do ajuste, bem como no sentido, magnitude e significância das associações entre um conjunto de características sociodemográficas e de saúde de idosos e um desfecho binário referente ao tempo da última consulta médica realizada. Os modelos foram ajustados a partir dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, usando o método de Máxima Pseudo-Verossimilhança (MPV). Com relação aos resultados do trabalho, nos modelos probit, logit e complemento log-log, as mesmas variáveis sociodemográficas e de saúde dos idosos apresentaram associação significativa com o desfecho de estudo. Além disso, os sinais das estimativas pontuais dos parâmetros nos três modelos foram iguais. Entretanto, as estimativas pontuais (padronizadas) do modelo complemento log-log foram maiores (variação relativa superior a 10%) que as respectivas estimativas obtidas nos modelos probit e logit, sendo que entre estes dois últimos modelos as estimativas pontuais foram similares (variação relativa inferior a 5%). As medidas de Pseudo-R2 de Cox-Snell (R_CS^2≅0,11) e Nagelkerke (R_N^2≅0,18), as medidas de sensibilidade e especificidade, assim como as áreas sob a curva ROC (A≅0,75), também foram bem similares nos três modelos. Conclui-se, portanto, que para os dados utilizados no presente estudo, a escolha da função de ligação não influenciou a significância e o sentido das associações entre as características dos idosos e o desfecho do estudo, e nem na qualidade do ajuste e na capacidade preditiva dos modelos. Desse modo, qualquer uma das três funções de ligação poderia ser escolhida, entretanto, em investigações na área de saúde, o modelo logit é o mais frequentemente utilizado pela facilidade de interpretação das estimativas e por possibilitar o cálculo de razão de chances (odds ratio), que é uma medida de associação utilizada em estudos epidemiológicos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Nenhum
Source
VALLADÃO, Fábio Mello. Avaliação do impacto da função de ligação na qualidade do ajuste de modelo linear generalizado para um desfecho binário de consulta ao médico. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Modelo probitModelo logit
Modelo complemento log-log
Função de ligação
Plano amostral complexo
Estatística
Modelo estatístico
Estatística de saúde
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: