Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - EEAAC
  • EEAAC - Produção Docente - Niterói
  • EEAAC - Produção Docente - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - EEAAC
  • EEAAC - Produção Docente - Niterói
  • EEAAC - Produção Docente - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
DISSERTAÇÃO.pdf (2.706Mb)

Collections
  • EEAAC - Produção Docente - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
INTEGRALIZAÇÃO DO ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO: MOBILIZANDO AS COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO DOCENTE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Souza, Cláudio José de | Posted on: 2014
Abstract
Trata-se de uma investigação sobre as competências do Enfermeiro docente na integralização do ensino teórico-prático na graduação em Enfermagem, à luz do referencial teórico Philippe Perrenoud. Tendo como objeto: as competências docentes para integralização do conhecimento teórico-prático no ensino de graduação em Enfermagem. Os objetivos do estudo são: identificar as estratégias utilizadas pelo enfermeiro docente para a integralização do conhecimento teórico-prático no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de Enfermagem e analisar, por meio das estratégias utilizadas, quais são as competências que o enfermeiro docente necessita efetivar para integralizar o conhecimento teórico-prático no ensino-aprendizagem do acadêmico de Enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, de campo respaldado na Resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF, protocolo n° 330.142, realizado na Faculdade Bezerra de Araújo (FABA), localizado na zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro (RJ-Brasil), cujos participantes foram 10 Enfermeiros docentes do quadro efetivo da instituição. A técnica para coleta dos dados foi à observação participante seguida de uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, segundo preceitos delineados por Bardin. As categorias que emergiram foram: Da apreensão ao aprendido: mobilizando estratégias para integralização do ensino aprendizagem; Avaliando saberes discente por meio da prática reflexiva: a complexidade do ensino aprendizagem e Mobilizando saberes acadêmicos por meio das competências docentes. Conclui-se que: os participantes da pesquisa desenvolvem estratégias de ensino- aprendizagem e que estas são favoráveis à efetivação de algumas famílias de competências apontadas pelo referencial teórico tais como: organizar e dirigir situações de aprendizagens; administrar as progressões de aprendizagens; conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; utilizar novas tecnologias; envolver os alunos em suas aprendizagens e seus trabalhos; trabalhar em equipe; administrar sua própria formação contínua. Porquanto, a integralização do ensino teórico-prático se dá meio a uma complexidade de fatores alheios ou não a vontade docente, necessitando que esse profissional possa refletir sobre sua práxis docente com o intuito de viabilizar um ensino de qualidade, efetivando assim as competências docentes na integralização do ensino teórico-prático na graduação de Enfermagem.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
SOUZA, Cláudio José de. Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem. 2014.146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
Subject(s)
Educação em Enfermagem
Educação Baseada em Competências
Prática do Docente de Enfermagem
Ensino Superior
Prática do Docente de Enfermagem
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
Competência Profissional
Education
Nursing
Competency-Based Education
Nursing Faculty Practice
Education Higher
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25335
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram