ENSINO JURÍDICO E (DE)COLONIALIDADE DO SABER: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÕES EM DIREITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2010-2020)
Educação em Direito
Direito Constitucional
América Latina
Pensamento descolonial
Direito, educação
Direito constitucional
Educação, Rio de Janeiro (Estado)
Ensino jurídico, pós-graduação, Brasil.
Educação superior
Estado
Educación en Derecho
Derecho Constitucional
América Latina
Pensamiento decolonial
Nascimento, Anderson Luís da Costa | Posted on:
2022
Abstract
Este trabalho tem por objeto o ensino jurídico nos Programas de Pós-Graduações Stricto
Sensu em Direito (PPGDs) das seguintes universidades: UFF; UFRJ; UERJ; PUC/Rio;
UNIRIO; UCP; UVA; UNESA; UCAM e FGV/Rio. Enfrentando a hegemonia eurocêntrica,
transita entre eixos multidisciplinares, dentre os quais o pedagógico, o sociológico, o político,
o econômico e, sobretudo, as questões epistêmicas. A metodologia é a mista (qualiquantitativa), aplicada às diversas técnicas de investigação, como a empírica, a documental, a
bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. A empiria foi formada por três dimensões: (a) o
universo dos(as) docentes; (b) as fontes bibliográficas dos PPGDs; (c) e as dissertações e teses
defendidas pelos(as) discentes, a fim de mapear aqueles cursos nas universidades eleitas.
Entrelaçando o material empírico às entrevistas e às bases teóricas, a dissertação aporta na
decolonialidade para que sejam reequilibradas as fontes bibliográficas nas disciplinas dos
PPGDs, bem como sejam resgatadas as culturas oprimidas de todos os povos que foram
sacrificados pela herança do processo colonial, em especial, a interculturalidade latinoamericana. Para tanto, a pesquisa é militante, relexiva e ativa, em busca de uma transformação
pedagógica concreta, rumo ao giro epistêmico e em defesa das epistemologias do sul.
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Document type
DissertaçãoSource
NASCIMENTO, Anderson Luís Da Costa. Ensino jurídico e (de)colonialidade do saber: uma análise quali-quantitativa dos Programas de Pós-Graduações em Direito do Estado do Rio de Janeiro (2010-2020). Orientador: Enzo Bello. 2020. 244 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
EstadoEducação em Direito
Direito Constitucional
América Latina
Pensamento descolonial
Direito, educação
Direito constitucional
Educação, Rio de Janeiro (Estado)
Ensino jurídico, pós-graduação, Brasil.
Educação superior
Estado
Educación en Derecho
Derecho Constitucional
América Latina
Pensamiento decolonial