Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Direito - ESD
  • PPGDC - Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional - Niterói
  • PPGDC - Mestrado - Niterói
  • PPGDC - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Direito - ESD
  • PPGDC - Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional - Niterói
  • PPGDC - Mestrado - Niterói
  • PPGDC - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
ENSINO JURÍDICO E (DE)COLONIAL... (2.357Mb)

Collections
  • PPGDC - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
ENSINO JURÍDICO E (DE)COLONIALIDADE DO SABER: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÕES EM DIREITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2010-2020)
Nascimento, Anderson Luís da Costa | Posted on: 2022
Abstract
Este trabalho tem por objeto o ensino jurídico nos Programas de Pós-Graduações Stricto Sensu em Direito (PPGDs) das seguintes universidades: UFF; UFRJ; UERJ; PUC/Rio; UNIRIO; UCP; UVA; UNESA; UCAM e FGV/Rio. Enfrentando a hegemonia eurocêntrica, transita entre eixos multidisciplinares, dentre os quais o pedagógico, o sociológico, o político, o econômico e, sobretudo, as questões epistêmicas. A metodologia é a mista (qualiquantitativa), aplicada às diversas técnicas de investigação, como a empírica, a documental, a bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. A empiria foi formada por três dimensões: (a) o universo dos(as) docentes; (b) as fontes bibliográficas dos PPGDs; (c) e as dissertações e teses defendidas pelos(as) discentes, a fim de mapear aqueles cursos nas universidades eleitas. Entrelaçando o material empírico às entrevistas e às bases teóricas, a dissertação aporta na decolonialidade para que sejam reequilibradas as fontes bibliográficas nas disciplinas dos PPGDs, bem como sejam resgatadas as culturas oprimidas de todos os povos que foram sacrificados pela herança do processo colonial, em especial, a interculturalidade latinoamericana. Para tanto, a pesquisa é militante, relexiva e ativa, em busca de uma transformação pedagógica concreta, rumo ao giro epistêmico e em defesa das epistemologias do sul.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
NASCIMENTO, Anderson Luís Da Costa. Ensino jurídico e (de)colonialidade do saber: uma análise quali-quantitativa dos Programas de Pós-Graduações em Direito do Estado do Rio de Janeiro (2010-2020). Orientador: Enzo Bello. 2020. 244 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Subject(s)
Estado
Educação em Direito
Direito Constitucional
América Latina
Pensamento descolonial
Direito, educação
Direito constitucional
Educação, Rio de Janeiro (Estado)
Ensino jurídico, pós-graduação, Brasil.
Educação superior
Estado
Educación en Derecho
Derecho Constitucional
América Latina
Pensamiento decolonial
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25395
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram