O PALCO DA ALEGRIA: UMA LEITURA DE AUTO DA COMPADECIDA E FARSA DA BOA PREGUIÇA DE ARIANO SUASSUNA À LUZ DA CARNAVALIZAÇÃO
Carnavalização
Cultura popular
Cultura erudita
Teatro brasileiro
Susssuna, Ariano, 1927 - 2014
Brazilian theater
Carnivalization
Popular culture
High culture
Giacomini, Carla Oliveira | Postado em:
2022
Resumo
O Palco da Alegria é um estudo das obras Auto da Compadecida e Farsa da Boa Preguiça, do
autor Ariano Suassuna, à luz da teoria da carnavalização de Mikhail Bakhtin. Investigamos o
sentido dos elementos carnavalescos presentes nas duas peças. Revelamos as ações e categorias
carnavalescas. Observamos a praça pública como palco do carnaval e como espaço de utopia.
Mostra o riso bakhtiniano como elemento central e busca desvendar os múltiplos sentidos que
ele produz. Expomos as matrizes culturais que fomentaram a produção literária do autor,
identificando a relação entre cultura erudita e popular estabelecida na construção do projeto
estético do dramaturgo. A pesquisa permite ao leitor/espectador compreender a atualidade dessa
dramaturgia, porque expõe valores e condutas que permanecem na sociedade brasileira. Ela
Identifica os aspectos que permitem a inclusão dessa literatura dramática no rol de produções
do teatro brasileiro moderno
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
TeseFonte
GIACOMINI, Carla Oliveira. O palco da alegria: uma leitura de Auto da Compadecida e Farsa da boa preguiça de Ariano Suassuna à luz da carnavalização. 2022. 184 f. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Assunto(s)
Teatro brasileiroCarnavalização
Cultura popular
Cultura erudita
Teatro brasileiro
Susssuna, Ariano, 1927 - 2014
Brazilian theater
Carnivalization
Popular culture
High culture