xmlui.metadata.dc.contributor.author | Matos, Ana Patrícia de Paula | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2022-07-04T14:10:32Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2022-07-04T14:10:32Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | MATOS, Ana Patrícia de Paula. Ensino das Leis de Kepler através das metodologias ativas ensino sob medida e instrução pelos colegas com a utilização do software GeoGebra: uma adaptação ao ensino remoto. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25528 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um produto educacional desenvolvido para o ensino das Leis de
Kepler através das metodologias ativas ensino sob medida e instrução pelos colegas,
utilizando TDICs como ferramentas de ensino aprendizagem. Foram desenvolvidas
simulações computacionais através do software GeoGebra que estão prontas para
serem utilizadas pelo professor. O produto educacional é composto por uma sequência
didática aplicada durante a pandemia de COVID-19, adaptada para utilização através
do ensino remoto. A aplicação aconteceu em seis turmas da primeira série do ensino
médio em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Volta Redonda - RJ.
Os resultados obtidos indicam evidências de aprendizagem do conteúdo das Leis de
Kepler. Os estudantes se sentiram estimulados e motivados a participarem das atividades
propostas pelo professor, se mostrando favoráveis à utilização das metodologias
ativas e das simulações do GeoGebra. A sequência didática, apesar de adaptada para
aplicação através do ensino remoto, pode ser facilmente utilizada no ensino híbrido ou
presencial | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Ensino das Leis de Kepler através das metodologias ativas ensino sob medida e instrução pelos colegas com a utilização do software GeoGebra: uma adaptação ao ensino remoto | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title.alternative | Teaching Kepler's Laws through active methodologies just-in-time teaching and peer instruction using GeoGebra software: an adaptation to remote teaching | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Leis de Kepler | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Metodologias ativas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Software GeoGebra | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Mestrado profissional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.creator.affilliation | CIEP 295 – Professora Glória Roussim Guedes Pinto. Volta Redonda, RJ. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Ensino remoto | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Ensino de física | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Ensino médio | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Software | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Volta Redonda (RJ) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Kepler’s law | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Active learning methodologies | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | GeoGebra software | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | This study presents an educational product developed for the teaching of Kepler’s laws through the active learning methodologies Just-in-Time Teaching and Peer Instruction, and it uses Information and Communication Technologies as teaching-learning tools. Computer simulations have been developed using GeoGebra software which is ready to be used by teachers. The educational product consists of a didactic sequence applied during the COVID-19 pandemic, and it has been adapted for use during remote teaching. The process has been developed in six classes from the first year of high school in a Volta Redonda - RJ state school. The results obtained indicate evidence of learning the content of Kepler’s Laws. Students have been felt encouraged and motivated to participate in the activities proposed by the teacher, showing themselves favorable to the use of active methodologies and GeoGebra simulations. The didactic sequence has been adapted for the remote teaching, although it can be easily used in hybrid or in-person teaching | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Volta Redonda, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Espírito Santo, Marco Aurélio do | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6791881735774872 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Garcia, Ligia Valente de Sá | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1077117608574907 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Figueiredo Filho, Newton de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4061301060228632 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.08225892739 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/388314162710397 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 157 p. | pt_BR |