Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2554
Title: A importância do enfermeiro como educador na orientação à adolescente grávida em âmbito escolar
Authors: Cavalcante, Juliana Melo
metadata.dc.contributor.advisor: Diniz, Marcia Isabel Gentil
metadata.dc.contributor.members: Santos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos
Rocha, Raí Moreira
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Cavalcante, Juliana Melo. A importância do enfermeiro como educador na orientação à adolescente grávida em âmbito escolar. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Licenciatura)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016
Abstract: A motivação apara o estudo surgiu após o período de três anos como bolsista no Colégio Universitário Geraldo Reis – COLUNI, onde pude atuar ativamente no atendimento à adolescentes grávidas na prevenção e promoção da saúde da criança e do adolescente. Objetivo: Analisar as publicações científicas sobre as ações educativas do enfermeiro com as adolescentes gravidas em âmbito escolar. Metodologia: O estudo operacionalizou-se através de revisão integrativa da literatura. Com corte temporal de 2006 à 2016 dentro da literatura nacional nas bases de dados Lilacs e Medline. Utilizou-se como descritores: saúde escolar, educação em saúde e gravidez na adolescência. Resultados: Obedecendo aos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 9 artigos sendo classificados em 3 categorias: 1- Sexualidade: o que a adolescente grávida sabe sobre si; 2- os porquês de ser mãe na adolescência; 3- os aspectos psicossociais das adolescentes grávidas. Conclusão: Deste modo acredita-se que a partir deste estudo seja destacada a importância do enfermeiro como educador na escola, o motivando a encontrar estratégias mais didáticas, dinâmicas e que despertem o interesse do aluno
metadata.dc.description.abstractother: Motivation trims the study came after three years on a scholarship at University College Geraldo Reis - COLUNI, which could play an active role in the care of pregnant adolescents in prevention and child health and adolescent. Objective: To analyze the scientific publications on the educational activities of nurses with teens pregnant at school level. Methodology: The study-operationalized through an integrative literature review. With temporal cut 2006 to 2016 in the national literature in databases Lilacs and Medline. It was used as descriptors: school health, health education and teenage pregnancy. Results: Obeying the inclusion and exclusion criteria were selected 9 articles were classified into 3 categories: 1. Sexuality: what pregnant teenager knows about you; 2 whys of being a mother in adolescence; 3- psychosocial aspects of pregnant adolescents. Conclusion: Thus it is believed that from this study would highlight the importance of the nurse as an educator in school, motivating find more teaching strategies, dynamic and that arouse student interest
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2554
Appears in Collections:EEAAC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Melo Cavalcante.pdf514.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.