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Title: A prática pedagógica do docente da Disciplina Educação Física no Instituto Federal Fluminense Campus Centro: desvendando saberes e práticas
Authors: Boynard, Carlos Augusto Sanguedo
metadata.dc.contributor.advisor: Daher, Donizete Vago
metadata.dc.contributor.members: Gomes, André Luiz Marques
Gouvêa, Mônica Villela
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Boynard, Carlos Augusto Sanguedo. A prática pedagógica do docente da Disciplina Educação Física no Instituto Federal Fluminense Campus Centro: desvendando saberes e práticas. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2015
Abstract: Baseado na necessidade imediata de conhecimento do projeto pedagógico do curso (PPC) e na reorientação das práticas pedagógicas realizadas pelos docentes da disciplina Educação Física do Instituto Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes, RJ, na sua unidade Centro, esta pesquisa tem como objetivos: conhecer os saberes e as práticas dos docentes da disciplina Educação Física no IFF; analisar as limitações e potencialidades vivenciadas pelos professores no processo ensino-aprendizagem da Educação Física e; propor atividades didático-pedagógicas para contribuir com a reorientação das práticas hoje realizadas pelos professores, priorizando as metodologias ativas. A pesquisa é qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, realizada de janeiro a julho de 2015. Os participantes foram 13 professores atuantes há pelo menos 10 anos e que desenvolvem atividades regulares na disciplina Educação Física do Ensino Médio Integrado. Utilizou-se para a coleta de dados um roteiro em forma de entrevista semiestruturada, com 07 questões abertas subdivididas em 24 itens relacionados à prática pedagógica dos professores. Foram analisadas as “falas” dos sujeitos com respostas convergentes e divergentes, sendo com as mesmas geradas categorias que norteiam o pensamento dos participantes da pesquisa. Assim, obtiveram-se como resultados cinco categorias: A fragilidade do conhecimento sobre PPC, matriz curricular e perfil do aluno a ser formado; A fortaleza da estrutura física versus trabalho individualizado; Formação instrumental e o olhar crítico-reflexivo sobre a prática pedagógica, limites e possibilidades de reorientação da prática docente e; Descortinando mudanças ou o desafio de pensar a Educação Física. Ficou evidenciado em minha experiência no exercício do magistério, que a formação acadêmica e a motivação para o trabalho interferem diretamente na prática pedagógica desenvolvida, independente da autonomia na escolha da metodologia das aulas práticas e teóricas. Foi elaborado um programa de capacitação, reciclagem e atualização dos docentes a ser implantado, visando uma maior qualidade na formação dos alunos. Conclui-se que há necessidade de uma reformulação nos conteúdos programáticos da disciplina, a qual promoverá benefícios significativos para o processo de formação por uma constante melhoria nas atividades docentes e discentes.
metadata.dc.description.abstractother: Based on the immediate need for knowledge of the pedagogical project of the course (PPC) and the reorientation of the practices carried out by teachers of Physical Education of the Fluminense Federal Institute (IFF) of Campos dos Goytacazes, RJ, in the center unit, this research aims to: meet the knowledge and practices of the teaching of Physical Education at the IFF; analyze the limitations and potential experienced by teachers in the teaching-learning of Physical Education and; propose didactic and pedagogical activities to contribute to the reorientation of practices carried out today by teachers, giving priority to active methodologies. The research is qualitative, descriptive and exploratory, conducted from January to July 2015. The participants were 13 teachers working for at least 10 years and develop regular activities in the discipline Physical Education Integrated School. It was used for data collection a road map in the form of semi-structured interviews with 07 open questions divided into 24 items related to the pedagogical practice of teachers. They analyzed the "lines" of subjects with convergent and divergent responses being generated with the same categories that guide the thinking of the research participants. Thus they were obtained as a result five categories: The fragility of knowledge about PPC, curriculum and student profile to be formed; The strength of the physical structure versus individual work; instrumental training and the critical and reflective look on the pedagogical practice, limits and reorientation possibilities of teaching practice and; Unveiling changes or the challenge of thinking about physical education. It became clear in my experience in the practice of teaching, the academic background and the motivation to work directly interfere in the developed pedagogical practice, regardless of autonomy in choosing the methodology of theoretical and practical classes. a training program was developed, recycling and updating of teachers to be deployed, seeking a higher quality in the training of students. It is concluded that there is need for an overhaul in the syllabus of the course, which will promote significant benefits to the training process for continuous improvement in teaching and student activities.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2561
Appears in Collections:MPES - Teses e Dissertações

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