EDUCAÇÃO PERMANENTE COM VISTAS À INTEGRALIDADE DO CUIDADO NA REDE DE SAÚDE MENTAL
Educação
Educação profissionalizante
Educação permanente
Saúde mental
Educação
Educação profissionalizante
Educação permanente
Mental health
Education
Professionalizing education
Continuing education
Santos, Silvia Cristina Pereira dos | Posted on:
2015
Abstract
O presente estudo tem por objetivo geral propor a política de EPS visando contribuir para reorganização da rede de saúde mental do município de Japeri para o cuidado integral ao usuário. E como objetivos específicos, identificar e descrever as dificuldades sociais, de infraestrutura e pessoais, enfrentadas pelos profissionais da rede de saúde mental; planejar, propor e realizar oficina de sensibilização através da EPS para a rede de saúde mental, de acordo com as dificuldades encontradas com vistas ao cuidado integral; produzir documentário com todos os passos realizados na pesquisa e a mobilização da rede de saúde mental no processo de sensibilização através das oficinas de EPS, de forma a contribuir para outros municípios, assim como para o mestrado profissional como produto desta pesquisa. A pesquisa foi fundamentada com os teóricos Paulo Freire e Donald Schön e a Política de Educação Permanente em Saúde. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, de campo, de abordagem qualitativa e cunho descritivo, do tipo pesquisa-ação, cujo cenário foi o Centro de Atenção Psicossocial, localizado em Japeri, Rio de Janeiro/Brasil. Os sujeitos foram profissionais que atuam na área da saúde do município há pelo menos seis meses, com formações e funções variadas. Para identificar as dificuldades da rede de saúde mental foram estabelecidos três momentos: a primeira fase, composta de um questionário de quatro perguntas com foco nas dificuldades da rede, obtendo-se como resultado e discussão as respostas dos profissionais que ao serem agrupadas geraram três categorias: 1ª) Desafiando gigantes: estrutura do trabalho na saúde mental; 2ª) profissional e a construção na reflexão da prática: a grande virada; 3ª) Articulação: integralidade e intersetorialidade, caminho para romper as desigualdades. Na segunda fase foi organizado o colegiado de gestores com objetivo de articular a rede, e na terceira fase foram realizadas as oficinas com 22 trabalhadores, divididas em nove dias, uma vez por semana. Destaca-se que, as oficinas evidenciaram os entraves que fragmentavam os serviços, com isso buscou-se através da prática reflexiva repensar a ação em serviço. Espera-se que esta dissertação possa alcançar outros lugares, num processo reflexivo em relação ao cuidado integral ao usuário, especificamente à saúde mental
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
Santos, Silvia Cristina Pereira dos. Educação permanente com vistas à integralidade do cuidado na rede de saúde mental. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2015Subject(s)
Saúde mentalEducação
Educação profissionalizante
Educação permanente
Saúde mental
Educação
Educação profissionalizante
Educação permanente
Mental health
Education
Professionalizing education
Continuing education