HABILIDADES DOS LÍDERES INTERPRETADAS NA LENTE DA EDUCAÇÃO 4.0
Habilidades
Educação 4.0
Instituições de ensino superior
Liderança
Ensino superior
Tecnologia da informação
Leadership
Competences
Skills
Education 4.0
Higher education institutions
Saraiva, Marcela de Alencar | Posted on:
2022
Abstract
O objetivo primordial do presente estudo consiste em levantar e destacar as habilidades
dos líderes das IES interpretadas na lente da Educação 4.0 através de estudos publicados
e sistematizados. Este estudo é uma resposta ao atual ambiente de mudanças; e visa
resolver e enriquecer nossa compreensão a respeito desse tema, que permanece pouco
explorado ou inexplorado na literatura. O estudo segue um processo de revisão
sistemática da literatura de última geração. A natureza da abordagem selecionada
permite cobrir o extenso objetivo do artigo com suficiente solidez científica que deve
apoiar a compreensão de cada tópico. Sumarizando, as descobertas indicaram que as
habilidades mais destacadas para as lideranças das IES no contexto da Educação 4.0
são: adaptação, planejamento estratégico, aprendizagem, analítica-digital,
responsabilidade social, solução de problemas, visão e inteligência emocional,
gerenciamento de stakeholders, institucional-legal, gerenciamento de processos, e por
fim, gestão do conhecimento sistêmico. Este artigo lança luz sobre um aspecto
importante para a revolução educacional emergente, competências/habilidades das
lideranças. Trata-se de um estudo interdisciplinar que busca reunir um termo
educacional moderno e um enfoque social. A partir disso, foi possível avançar no corpo
do conhecimento, destacando novas competências para as lideranças das IES em suas
jornadas na transição para a Educação 4.0 e sedimentar os caminhos para as IES se
tornarem mais resilientes em cenários de mudanças abruptas e desproporcionais. Este
trabalho faz as seguintes contribuições significantes: a) fornece uma visão geral deste
tópico em anos recentes; e b) apresenta proposições de seis gaps da literatura para
direcionar futuras investigações sobre competências/habilidades no campo da educação
4.0
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SARAIVA, Marcela de Alencar. Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0. 2022. 113 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.Subject(s)
Competências da liderançaHabilidades
Educação 4.0
Instituições de ensino superior
Liderança
Ensino superior
Tecnologia da informação
Leadership
Competences
Skills
Education 4.0
Higher education institutions