MOTOR ACIONADO PELA LUZ: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO ATRAVÉS DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Efeito fotoelétrico
Física moderna
Física moderna e contemporânea
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Sequência didática
Physics education
Photoelectric effect
Modern and contemporary physics
Maia, Luciana Figueiredo | Posted on:
2021
Abstract
O presente trabalho descreve uma sequência didática de ensino, baseada na abordagem metodológica dos três Momentos pedagógicos, para o estudo do efeito fotoelétrico no ensino médio. A proposta apresentada norteia a educação para que ela seja contextualizada, incentivando a visão crítica dos alunos, o protagonismo e sua capacidade de aprendizado. A estrutura do produto vinculado à dissertação é composta de um Manual do Professor com orientações, dicas, passo-a-passo para construção do experimento de baixo custo “Motor acionado pela luz” e guia para reprodução da sequência em sala de aula, e de um Manual do Aluno com os materiais de apoio, atividades e roteiros a serem seguidos durante as aulas. O produto foi aplicado suscitando grande engajamento, motivação e protagonismo nos alunos. Os resultados indicaram que houve a construção de conceitos científicos e que os alunos foram capazes de retomar aos conceitos iniciais, reinterpretando-os corretamente
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
MAIA, Luciana Figueiredo. Motor acionado pela luz: uma proposta para ensino do efeito fotoelétrico através dos três momentos pedagógicos. 2021. 176 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.Subject(s)
Ensino de físicaEfeito fotoelétrico
Física moderna
Física moderna e contemporânea
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Sequência didática
Physics education
Photoelectric effect
Modern and contemporary physics