O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO APRENDIZADO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO PARA ALUNOS SUPERDOTADOS E NATIVOS DIGITAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO
Sistema Imunológico
Superdotados
Nativos Digitais
Metodologias Ativas de Ensino
Educação básica
Modernização do ensino
Recurso didático
Imunologia
Superdotado
Nativo digital
Didática
Elementary and High School
Immune System
Super Gifted
Digital Natives
Active Teaching Methodologies
Antunes, Amanda Santos | Posted on:
2021
Abstract
O avanço da Era Digital ocasionou revisões e modificações no Ensino Fundamental
e Médio e, consequentemente, a necessidade de modernização do ensino. Os
nativos digitais (nascidos após a década de 90), público alvo desta pesquisa,
possuem uma diferenciada aptidão no que se refere ao uso das tecnologias digitais.
Levando em consideração o número de dispositivos eletrônicos atualmente
disponível para tal, o uso no ambiente escolar com metodologias ativas de ensino
torna-se útil e funcional. Deste modo, é cada vez mais comum a aplicação de novos
recursos em sala de aula, visto que, além de despertar o interesse dos alunos,
facilita de forma considerável o aprendizado. Sabe-se que a Imunologia é uma
Ciência que demanda melhor abordagem e aprofundamento nas escolas de Ensino
Básico, a fim de atingir o entendimento dos conceitos básicos referentes ao Sistema
Imunológico e de preservar, desde os anos iniciais da Educação, a saúde. Em
contrapartida, muitas vezes os livros encontram-se desatualizados ao discorrer
sobre o Sistema Imunológico, esse tema tão relevante, evidenciando a necessidade
de uma ferramenta tecnológica complementar que pudesse auxiliar docentes e
discentes na transposição e construção deste conhecimento. Sendo assim, a partir
de um questionário respondido por professores, onde os mesmos arguiram sobre
a maior dificuldade para a abordagem do assunto em sala de aula, criou-se um
protótipo de jogo de tabuleiro sobre o Sistema Imunológico. Este protótipo foi
aplicado durante um workshop para alunos com comportamento superdotado.
Nesta oportunidade, os estudantes responderam a questionários onde opinaram
sobre qual seria a ferramenta tecnológica que melhor auxiliaria a aprendizagem de
Imunologia e se a metodologia que utilizamos durante o workshop (atividades
investigativas e jogo de tabuleiro) havia sido eficiente para a construção do
conhecimento. Mediante as respostas obtidas através dos questionários
respondidos e considerando as sugestões dos estudantes com comportamento
superdotado sobre qual seria a melhor metodologia de ensino a atender os demais
alunos acerca dos conhecimentos básicos da Imunologia, o jogo de tabuleiro foi
aprimorado e criou-se uma versão virtual, através do aplicativo kahoot, para auxiliar
a prática docente. Atentando para a afinidade do público presente em sala de aula
com as tecnologias digitais, a desigualdade social referente ao acesso a internet e
a partir das propostas de Renzulli no Modelo Triádico de Enriquecimento e no
Modelo de Enriquecimento para toda a Escola, os equipamentos tecnológicos
elaborados serão utilizados com metodologias ativas de ensino. Atuando como
ferramentas complementares ao livro didático, os equipamentos tecnológicos
facilitarão a compreensão e construção deste conhecimento, trazendo informações
de forma mais desafiadora e prazerosa aos estudantes.
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Document type
DissertaçãoSource
ANTUNES, Amanda Santos.O uso de metodologias ativas no aprendizado do sistema imunológico para alunos superdotados e nativos digitais do ensino fundamental II e médio. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Biotecnologia) – Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Biotecnologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Ensino Fundamental II e MédioSistema Imunológico
Superdotados
Nativos Digitais
Metodologias Ativas de Ensino
Educação básica
Modernização do ensino
Recurso didático
Imunologia
Superdotado
Nativo digital
Didática
Elementary and High School
Immune System
Super Gifted
Digital Natives
Active Teaching Methodologies