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Title: Comparação da capacidade funcional entre subgrupos de estimulação cognitiva para idosos: estudo de coorte
Authors: Rosa, Thalita Batista
metadata.dc.contributor.advisor: Santana, Rosimere Ferreira
metadata.dc.contributor.members: Souza, Priscilla Alfradique de
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Rosa, Thalita Batista. Comparação da capacidade funcional entre subgrupos de estimulação cognitiva para idosos: estudo de coorte. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Licenciatura)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016
Abstract: A queixa subjetiva de memória em idosos pode ser decorrente do próprio envelhecimento, bem como ao humor depressivo e baixa escolaridade ou proveniente de transtornos cognitivos. O objetivo foi avaliar a capacidade funcional de idosos em oficinas de estimulação cognitiva ao longo de um ano, divididos entre três grupos de intervenção e um grupo controle. Estudo de abordagem quantitativa com avaliação funcional antes e depois. A análise deu-se com cálculo de média e mediana. Para comparar valores entre os grupos, foi utilizado teste de Kruskal-Wallis. Em casos de hipótese nula rejeitada, utilizou-se o teste de Wilcoxon. No Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) houve diferença significativa entre os grupos saudáveis e baixa escolaridade e controle (p < 0,001, 0,0204) e entre os grupos baixa escolaridade e humor (0,0149). Já para a Escala de Depressão Geriátrica (EDG), os valores significativos foram aqueles entre o grupo de humor (p < 0,001). No teste EVP observou-se diferença entre os grupos saudáveis e baixa escolaridade (0,0012) e grupos baixa escolaridade e humor (0,0229). Portanto, os idosos mantiveram a capacidade funcional, demonstrando a efetividade da intervenção proposta. Recomenda-se que os idosos sejam distinguidos em grupos que tracem características semelhantes nas avaliações e, desta forma, proporcionar uma atenção diferenciada e específica a cada demanda, com valorização da linguística no caso da baixa escolaridade e questões de humor aos idosos com queixas emocionais
metadata.dc.description.abstractother: Subjective memory complaints in the elderly may be due to aging itself, as well as depressed mood and low education or from cognitive disorders. The objective was to evaluate the functional capacity of the elderly in cognitive stimulation workshops during a year, divided into three intervention groups and a control group. Quantitative approach study with functional evaluation before and after. The analysis was done with the mean and median calculation. To compare values between the groups, was used Kruskal-Wallis test. In cases of rejected null hypothesis, we used the Wilcoxon test. There was significant difference in the Mini-Mental State Examination (MMSE) between the groups healthy and low education and control (p <0.001, 0.0204) and between the groups low-education and mood (0.0149). As for the Geriatric Depression Scale (GDS), the significant values were those of the group of mood (p <0.001). In the EVP test a difference was observed between the healthy and low education groups (0.0012) and low education and mood groups (0.0229). Therefore, the elderly maintained their functional capacity, demonstrating the effectiveness of the proposed intervention. It is recommended to distinguish the elderly in groups with similar features identified in the assessments and, in this way, provide a differentiated and specific attention to each demand, with an appreciation of language in the case of low education and issues of humor to the elderly with emotional complaints
La queja subjetiva de memoria en los ancianos puede ser debido al envejecimiento en sí mismo, así como el estado de ánimo deprimido y baja escolaridad o por los trastornos cognitivos. El objetivo fue evaluar la capacidad funcional de las personas mayores en los talleres de estimulación cognitiva durante un año, dividido en tres grupos de intervención y un grupo control. Estudio enfoque cuantitativo con la evaluación funcional antes y después. El análisis se realizó con el cálculo de la media y la mediana. Para comparar los valores entre los grupos, se utilizó la prueba de Kruskal-Wallis. En los casos de hipótesis nula rechazada, se utilizó la prueba de Wilcoxon. Hubo diferencia significativa en el Mini Examen del Estado Mental (MEEM) entre los grupos de ancianos saludables y de baja escolaridad y el grupo control (p <0,001, 0,0204) y entre los grupos de baja escolaridad y el estado de ánimo (0.0149). En cuanto a la Escala de Depresión Geriátrica (GDS), los valores significativos fueron los del grupo del estado de ánimo deprimido(p <0,001). En la prueba de EVP se observó una diferencia entre los grupos saludables y baja escolaridad (0,0012) y los grupos de baja escolaridad y del estado de ánimo (0,0229). Por lo tanto, los ancianos mantuvieron su capacidad funcional, lo que demuestra la eficacia de la intervención propuesta. Se recomienda para distinguir las personas mayores en los grupos con características similares identificadas en las evaluaciones y, de esta manera, ofrecer una atención diferenciada y específica a cada demanda, con una apreciación del lenguaje en el caso de la baja escolaridad y problemas de humor a las personas mayores con quejas emocionales
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2573
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