Metadata
Show full item record
ANÁLISE CRÍTICA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS E EMPREGADOS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA CIDADE DE VOLTA REDONDA
Ensino remoto emergencial
Ensino de química
Ensino-aprendizagem
Ensino médio
Teoria da aprendizagem
Ensino à distância
Ensino remoto
Didactic materials
Chemistry teaching
Emergency remote teaching
Azevedo, Débora Gomes de | Posted on:
2022
Abstract
O Ensino remoto emergencial trouxe consigo modificações consideráveis no processo de ensino-aprendizagem, que ocorre dentro do contexto escolar, sendo a principal delas a virtualização das aulas. Neste âmbito, os docentes passaram a perceber os materiais didáticos textuais, produzidos por eles, como instrumentos essenciais para trabalhar os conteúdos, diferentemente de outrora, pois os materiais textuais mais utilizados eram os livros didáticos. Além disso, na cidade de Volta Redonda, os materiais escritos se tornaram o único meio de aprendizagem dos discentes, principalmente para aqueles que não possuem acesso à internet. Devido à sua relevância, foi feita a análise dos materiais da disciplina de química disponibilizados ao longo de um bimestre, para uma turma do terceiro ano do ensino médio. Unindo a mesma, realizou-se uma entrevista com o docente, autor dos mesmos, a fim de que fossem percebidos os fatores que influenciaram a implementação e também possíveis quesitos que necessitavam de melhoria em prol de um ensino de qualidade. Esse processo configurou como um processo de reflexão da prática docente, de modo investigativo, com intuito de promover também discussão quanto ao ensino de qualidade por ser um direito dos discentes. Os aspectos principais observados compreendem a capacidade de autonomia discente que precisa ser melhor desenvolvida, bem como a influência de uma concepção educacional neoliberal usada para implementação do ERE na cidade juntamente a teorias de aprendizagem behavioristas. Nesse âmbito, é esperado com esse estudo contribuir para as futuras práticas docentes de produção de materiais didáticos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
AZEVEDO, Débora Gomes de. Análise crítica dos materiais didáticos produzidos e empregados durante o ensino remoto emergencial na cidade de Volta Redonda. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.Subject(s)
Material didáticoEnsino remoto emergencial
Ensino de química
Ensino-aprendizagem
Ensino médio
Teoria da aprendizagem
Ensino à distância
Ensino remoto
Didactic materials
Chemistry teaching
Emergency remote teaching