xmlui.metadata.dc.contributor.author | Costa, Rafael Oliveira da | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2022-07-21T21:45:31Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2022-07-21T21:45:31Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | COSTA, Rafael Oliveira da. Quem vê cara, não vê coração: roubos e furtos aos motoristas de aplicativos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Segurança Pública) - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25793 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | A presente pesquisa se propõe a construir dados e analisar registros de roubos e furtos praticados contra motorista do aplicativo UBER. Eventualmente, também pode interessar a vitimização de passageiros, dependendo das dinâmicas dos acontecimentos abordados. O estudo buscará interpretar as razões para o crescimento dessas práticas criminosas e as eventuais ações da Empresa UBER, no Brasil, para mitigar seus efeitos. O estudo, assim, buscará descrever, com base em eventuais relatos e entrevistas com motoristas e passageiros, como e onde mais acontecem esses crimes e como são interpretados os custos e prejuízos por parte das vítimas. O estudo dialoga diretamente com a problemática da segurança pública e os índices de violência desenvolvidos no Estado do Rio de Janeiro. Como objeto de estudo, para análise, pretende-se trabalhar com dados que venham a ser informados pelos interlocutores e, eventualmente, pela própria empresa. A escolha do tema foi fundamentada nas crescentes críticas dos motoristas e também dos passageiros; estes últimos são os que mais utilizam o transporte de mobilidade urbana em todo os municípios que a UBER atua. Também faço menção às opiniões e críticas provenientes da mídia sobre o crescente sentimento de insegurança dos motoristas do aplicativo. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Quem vê cara, não vê coração: roubos e furtos aos motoristas de aplicativos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Uber | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Motoristas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Passageiros | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Soluções desenvolvida pela empresa para maior confiabilidade aos motorista e aos passageiros | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Roubos e furtos aos motoristas e passageiros | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Roubo | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Motorista de automóvel | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Aplicativo móvel | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Violência urbana | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Segurança no trânsito | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Uber | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Drivers | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Passengers | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Solutions developed by the company for greater reliability for drivers and passengers | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Robbery and Theft for drivers and passengers | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | This research aims to build data and analyze records of robbery and theft committed against a driver using the UBER application. Eventually, the victimization of passengers may also be of interest, depending on the dynamics of the events discussed. The study will seek to interpret the reasons for the growth of these criminal practices and possible actions taken by the UBER Company in Brazil to mitigate their effects. The study, therefore, will seek to describe, based on occasional reports and interviews with drivers and passengers, how and where these crimes happen more often and how the costs and losses on the part of victims are interpreted. The study directly dialogues with the issue of public security and the violence rates developed in the State of Rio de Janeiro. As an object of study, for analysis, it is intended to work with data that will be informed by the interlocutors and, eventually, by the company itself. The choice of theme was based on the growing criticism from drivers and passengers alike; the latter are the ones that most use urban mobility transport in all the municipalities in which UBER operates. I also mention the opinions and criticisms coming from the media about the growing feeling of insecurity of the app's drivers. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Bacharelado em Segurança Pública | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Pires, Lenin dos Santos | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Antunes, Ludmila Rodrigues | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Platero, Klarissa Almeida Silva | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |