Metadata
Show full item record
TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Tecnologia educacional
Educação em saúde
Promoção da saúde
Enfermagem
Pessoal de saúde
Atenção à saúde
Estudantes
Ensino fundamental e médio
School health services
Educational technology
Health education
Health promotion
Nursing
Moura, Caroline Figueiredo | Posted on:
2022
Abstract
O presente trabalho, que faz parte de uma pesquisa de doutorado, trata da prática educativa em saúde desenvolvida com educandos, profissionais da saúde e da educação, no contexto do Programa Saúde na Escola, no município de Niterói-RJ. A comunidade escolar é um ambiente favorável ao aperfeiçoamento das práticas educativas de Promoção da Saúde, po desencadear ações, promover discussões, estimular debates e apresentar perspectivas em relação ao processo de saúde e doença, fortificando as relações sociais entre profissionais da educação e da saúde. O Programa Saúde na Escola (PSE) visa um trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, de forma a buscar ampliação das práticas de prevenção, promoção e atenção à saúde dos alunos. O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma Tecnologia Educacional para ser aplicada no contexto do Programa de Saúde na Escola no município de Niterói, RJ. Objetivos específicos: Identificar, a partir de sugestões dos participantes qual Tecnologia Educacional poderá subsidiar a prática educativa em saúde nas escolas pactuadas ao PSE em Niterói, Rio de Janeiro; colaborar no desenvolvimento de uma Tecnologia Educacional para ser aplicada no contexto do Programa de Saúde na Escola, no município de Niterói, RJ. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva com
abordagem participativa do tipo pesquisa-ação que foi desenvolvida em 05 escolas do ensino fundamental, que possuem turma de 6o ano e nas 5 unidades do Programa Médico de Família vinculados à essas escolas. Os participantes da pesquisa foram 10 profissionais, sendo um articulador de cada unidade de saúde e de educação vinculados às escolas e 17 educandos do 6° ano dessas escolas participantes. O instrumento de produção de dados foi a entrevista com os participantes acerca de como gostariam que fossem desenvolvidas as ações de saúde e sobre qual ferramenta poderia auxiliar no planejamento das ações nas escolas. As respostas foram analisadas de acordo com a técnica de Analise de Conteúdo do tipo Temática, reforçando o desejo dos participantes para a criação de uma tecnologia educacional digital. Através da plataforma Wix, visando a construção de um site de conteúdos sobre saúde, de fácil acesso para profissionais e educandos, conclui-se que o uso da Tecnologia Educacional digital pode contribuir no desenvolvimento do processo educativo, refletir sobre o modelo tradicional de educação, favorecendo o desenvolvimento do modelo progressista, com foco na produção compartilhada de saber, na transformação e na autonomia, onde a comunidade escolar torna-se sujeito no processo educativo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Moura, Caroline Figueiredo. Tecnologia educacional como instrumento de promoção da saúde no ensino fundamental. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Serviços de saúde escolarTecnologia educacional
Educação em saúde
Promoção da saúde
Enfermagem
Pessoal de saúde
Atenção à saúde
Estudantes
Ensino fundamental e médio
School health services
Educational technology
Health education
Health promotion
Nursing