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IMAGINANDO MUNDOS INVISÍVEIS: APRENDENDO A VISUALIZAR MOLÉCULAS
Benevenuto, Rodrigo Lopes | Posted on: 2022
Abstract
O ensino de geometria molecular está intimamente associado ao desenvolvimento e aprimoramento das habilidades visuoespaciais. A utilização de objetos de aprendizagem tais como simulações e softwares computacionais, em conjunto com modelos físicos, auxiliam no processo de imaginação e criação de modelos mentais, possibilitando visualizar e determinar os arranjos espaciais de uma série de moléculas. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel foi escolhida como suporte teórico-metodológico para o ensino de geometria molecular, fornecendo subsídios para confecção e desenvolvimento desta pesquisa. Através de metodologias ativas de aprendizagem, buscou-se estimular a participação dos discentes, incentivando-os a serem protagonistas ao longo de todo o processo de construção do conhecimento, com o intuito em despertar o desejo em aprender de forma substantiva e não literal, permitindo que a aprendizagem ocorra de forma significativa e por conseguinte rompendo com o paradigma da memorização de nomenclaturas de geometrias e ângulos de ligação
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
BENEVENUTO, Rodrigo Lopes. Imaginando mundos invisíveis: aprendendo a visualizar moléculas. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
Subject(s)
Visualização
Habilidades visuoespaciais
Geometria molecular
Ensino de química
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Didática
Tecnologia educacional
Visualization
Visuospatial abilities
Molecular geometry
Didactically sequence
Chemistry teaching
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25903
License Term
CC-BY-SA
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