• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social
  • PPGCOM - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Niterói
  • PPGCOM - Doutorado - Niterói
  • PPGCOM - Teses - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social
  • PPGCOM - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Niterói
  • PPGCOM - Doutorado - Niterói
  • PPGCOM - Teses - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
SeleneFerreira_Tese_Final_Bibl... (2.904Mb)

Collections
  • PPGCOM - Teses - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
CONSUMIDORES FIÉIS: UM PANORAMA SOBRE O CONSUMO DE MÚSICA CATÓLICA ENTRE JOVENS NO BRASIL
Ferreira, Selene Nogueira | Posted on: 2022
Abstract
A partir de um olhar direcionado para o público jovem, consumidor de música católica, o presente estudo se propõe a analisar comportamentos e relações que são construídas de diversas formas, a saber: na própria juventude entre si, entre esse público e os artistas católicos, entre os consumidores e os produtos culturais desse nicho, assim como, entre a Igreja Católica e os jovens da atualidade. Com um recorte etário de 21 aos 29 anos, e adotando uma perspectiva multidisciplinar que agrega contribuições das áreas de comunicação social, antropologia do consumo, sociologia e musicologia como principais caminhos teórico-metodológicos, são investigados os interesses, a forma como expressam suas identidades, os laços que estabelecem e de que maneira interferem nas escolhas dentro do ambiente da Igreja, bem como na sociedade em geral, haja vista que estão inseridos nela e suas ações também a movimentam e transformam. Desta forma, pretende-se proporcionar uma compreensão acerca do universo juvenil em relação à música e suas práticas de fé, especialmente da religiosidade católica. A partir do arcabouço teórico fornecido pelas referências bibliográficas e acrescido de pesquisa empírica por meio de um questionário on-line e entrevistas em profundidade, nota-se que o consumo de música católica por parte dos jovens tem influência da família, está relacionado aos hábitos cotidianos e dialoga tanto com a função ritual da música no âmbito religioso, quanto com outros papéis que a música secular frequentemente assume, como entretenimento, por exemplo.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
FERREIRA, Selene Nogueira. Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil. 2022. 205 f. Tese (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Subject(s)
Consumo musical
Catolicismo
Juventude
Sociabilidades
Música
Catolicismo
Juventude
Musical consumption
Catholicism
Youth
Sociability
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25926
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram