CONSUMIDORES FIÉIS: UM PANORAMA SOBRE O CONSUMO DE MÚSICA CATÓLICA ENTRE JOVENS NO BRASIL
Catolicismo
Juventude
Sociabilidades
Música
Catolicismo
Juventude
Musical consumption
Catholicism
Youth
Sociability
Ferreira, Selene Nogueira | Posted on:
2022
Abstract
A partir de um olhar direcionado para o público jovem, consumidor de música católica, o presente estudo se propõe a analisar comportamentos e relações que são construídas de diversas formas, a saber: na própria juventude entre si, entre esse público e os artistas católicos, entre os consumidores e os produtos culturais desse nicho, assim como, entre a Igreja Católica e os jovens da atualidade. Com um recorte etário de 21 aos 29 anos, e adotando uma perspectiva multidisciplinar que agrega contribuições das áreas de comunicação social, antropologia do consumo, sociologia e musicologia como principais caminhos teórico-metodológicos, são investigados os interesses, a forma como expressam suas identidades, os laços que estabelecem e de que maneira interferem nas escolhas dentro do ambiente da Igreja, bem como na sociedade em geral, haja vista que estão inseridos nela e suas ações também a movimentam e transformam. Desta forma, pretende-se proporcionar uma compreensão acerca do universo juvenil em relação à música e suas práticas de fé, especialmente da religiosidade católica. A partir do arcabouço teórico fornecido pelas referências bibliográficas e acrescido de pesquisa empírica por meio de um questionário on-line e entrevistas em profundidade, nota-se que o consumo de música católica por parte dos jovens tem influência da família, está relacionado aos hábitos cotidianos e dialoga tanto com a função ritual da música no âmbito religioso, quanto com outros papéis que a música secular frequentemente assume, como entretenimento, por exemplo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
FERREIRA, Selene Nogueira. Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil. 2022. 205 f. Tese (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Consumo musicalCatolicismo
Juventude
Sociabilidades
Música
Catolicismo
Juventude
Musical consumption
Catholicism
Youth
Sociability