MÉTRICAS PARA QUANTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM PROCESSOS QUÍMICOS: ESTUDO DE CASO
Metodologias quantitativas
Árvore de decisão
Impacto ambiental
Produto químico
Árvore de decisão
Chemical products
Quantitative methodologies
Decision tree
Resumen
Os produtos químicos possuem uma grande importância para a formação de produtos da sociedade contemporânea, estando presentes em diversos segmentos.
Entretanto, os seus processos de produção podem impactar negativamente o meio ambiente, sendo importante a realização de uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) para averiguar a gravidade dos danos que podem ser causados e estabelecer medidas de mitigação para estes. Uma das críticas a metodologias de AIA é a subjetividade, que pode ser dirimida com métricas quantitativas, que dão valores numéricos aos impactos. Neste trabalho foram analisadas e comparadas as treze metodologias quantitativas de AIA que mais apareceram em trabalhos acadêmicos recentes (década de 2010 até os dias atuais), realizando um estudo comparativo (analisando seis características) e selecionando os dez principais indicadores mais encontrados entre elas, para, posteriormente, elaborar uma árvore de decisão que auxiliasse o tomador de decisões a escolher as possíveis metodologias para analisar os impactos decorrentes do seu processo químico analisado. Tal árvore estrutura-se entre cinco tipos de informações de entrada e três tipos de respostas oferecidas pelas metodologias analisadas. Os nós da árvore traduzem a necessidade de uma certa informação de entrada se fazer presente para a aplicação de cada metodologia. A árvore de decisão foi validada por meio de dois estudos de caso: um sobre a relação entre malformações congênitas de bebês e a exposição de mulheres a agrotóxicos (Malformações congênitas em municípios de grande utilização de agrotóxicos em Mato Grosso, Brasil, de Oliveira et al., 2014) e o outro que aborda um estudo de viabilidade econômica de uma biorrefinaria de soja (Impact of biodiesel production on a soybean biorefinery, de Barreiros et al., 2020). Verificou-se que a árvore de decisão é uma maneira prática de seleção das possíveis metodologias, possibilitando ainda acréscimo de ramificações em trabalhos posteriores.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFuente
CARVALHO, Hugo Tarcsay. Métricas para quantificação de impactos ambientais em processos químicos: estudo de caso. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2022Sujeta/Sujeto(s)
Produtos químicosMetodologias quantitativas
Árvore de decisão
Impacto ambiental
Produto químico
Árvore de decisão
Chemical products
Quantitative methodologies
Decision tree