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Title: Consulta por telefone em pacientes com insuficiência cardíaca crônica de uma clinica especializada: estudo quase - experimental
Authors: Figueiredo, Lyvia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Flores, Paula Vanessa Peclat
metadata.dc.contributor.advisorco: Cavalcanti, Ana Carla Dantas
metadata.dc.contributor.members: Pereira, Juliana de Melo Vellozo
Hipolito, Rodrigo Leite
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Figueiredo, Lyvia da Silva. Consulta por telefone em pacientes com insuficiência cardíaca crônica de uma clinica especializada: estudo quase - experimental. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Licenciatura)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016
Abstract: Objetivos: Verificar as características clínicas e sócio demográficas de pacientes com insuficiência cardíaca crônica acompanhados em uma clínica especializada; avaliar a adesão ao tratamento, autocuidado e qualidade de vida, antes e após a intervenção de enfermagem consulta por telefone em pacientes com insuficiência cardíaca crônica, acompanhados em uma clínica especializada. MÉTODO: Estudo quase-experimental antes-depois, com 14 pacientes de uma clínica especializada em tratamento de insuficiência cardíaca, Niterói. Os escores de Adesão ao Tratamento, Autocuidado (manutenção, manejo e confiança) e Qualidade de Vida foram os desfechos avaliados nos pacientes por questionários validados antes e após a intervenção telefônica. RESULTADOS: Dos 14 pacientes, 9 (64,3%) eram do sexo masculino, 11 (78,6%) casados/amasiados, com idade média de 64,8±8,7 anos, renda de R$ 936,00 e tempo de escolaridade de cinco anos, 7 (50%) aposentados. Possuem classe funcional II 7 (50%), 10 (71,4%) etiologia hipertensiva, sendo as comorbidades mais frequentes hipertensão arterial 13 (92,9%), e o infarto agudo do miocárdio (35,7). Foi observada melhora na adesão ao tratamento (p<0,0001), na manutenção (p=0,002), manejo (p<0,0001) e na confiança do autocuidado (p=0,004). CONCLUSÃO: A melhora das habilidades para o autocuidado e adesão após a consulta telefônica de enfermagem mostram que esta intervenção pode trazer resultados clínicos benéficos
metadata.dc.description.abstractother: AIM: To investigate the clinical and demographics characteristics of patients with chronic heart failure; to evaluate treatment adherence, self-care and quality of life before and after nursing intervention telephone consultation in these patients. METHODS: This was a before-and-after study involving patients of specialized clinic of heart failure, in Brazil. The treatment adherence, self-care (maintenance, management and trust) and quality of life outcomes were assessed by validated questionnaires. RESULTS: There were 14 patients included, 9 (64.3%) were male, 11 (78.6%) married, with a mean age of 64.8 ± 8.7 years, income of R$ 936.00 and schooling time of five years, seven (50%) retirees. Have functional class II 7 (50%), 10 (71.4%) hypertensive etiology, the most frequent comorbidities hypertension 13 (92.9%), and acute myocardial infarction (35.7). There was improvement in treatment adherence (p <0.0001), maintenance (p = 0.002), management (p <0.0001) and in the confidence of self-care (p = 0.004). CONCLUSION: The improvement of self-care and treatment adherence after the telephone nursing consultations shows that this intervention can bring beneficial clinical outcomes
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2606
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