O PAPEL DA LITERATURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR NAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Competências socioemocionais
Formação do leitor
Formação literária
Literatura
Leitor
Funciones de la literatura
Habilidades socioemocionales
Formación de lectores
Formación literaria
Miranda, Esther Zanelli | Posted on:
2021
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo descrever algumas funções da literatura discutidas por conhecidos teóricos neste campo como Todorov (2009), Bloom (2001), Calvino (1994) e Candido (1999, 2011) e estabelecer possíveis relações que podem ser feitas entre essas funções e o desenvolvimento das competências socioemocionais. As competências socioemocionais foram propostas na mais recente Base Nacional Comum Curricular (2018), sendo estudadas e analisadas no campo da Psicologia do Desenvolvimento e no campo de Economia da Educação, por Briggs (1992), Costa e McCrae (1992), Sristrava (1999) e, no Brasil, por Nunes (1998), Hutz et all (1998) e Santos e Primi (2014). Por isso, é necessário que sejam analisadas as relações entre essas habilidades e as disciplinas que envolvem o trabalho com textos literários cursadas na Educação Básica, buscando principalmente a transversalidade. A partir das relações estabelecidas, se propõe um novo olhar para a formação do leitor. Essa formação, campo essencial para o desenvolvimento dos estudos literários, principalmente estudada por Cosson (2014), Colomer (2003) e Petit (2009a, 2009b, e 2013) pode encontrar nas competências socioemocionais plausíveis explicações para demonstrar que muitas vezes a formação literária pode auxiliar no desenvolvimento da personalidade como um aspecto relevante para o desenvolvimento de uma personalidade mais autônoma nos jovens afim de que estejam abertos a diferentes perspectivas e conscientes de seu papel como cidadãos. A metodologia escolhida para a pesquisa, quanto à abordagem, foi a qualitativa, por se considerar que em um primeiro momento seria importante aprofundar no conhecimento dos dois objetos – a literatura e as competências socioemocionais – e suas possíveis relações. Quanto aos objetivos, a metodologia escolhida foi a de pesquisa exploratória por se concentrar no levantamento de bibliografia e análise dessa bibliografia
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
MIRANDA, Esther Miranda. O papel da literatura e a formação do leitor nas competências socioemocionais. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Funções da literaturaCompetências socioemocionais
Formação do leitor
Formação literária
Literatura
Leitor
Funciones de la literatura
Habilidades socioemocionales
Formación de lectores
Formación literaria