• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Letras - IL
  • POSLIT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - Niterói
  • POSLIT - Doutorado - Niterói
  • POSLIT - Teses - Niterói
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Letras - IL
  • POSLIT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - Niterói
  • POSLIT - Doutorado - Niterói
  • POSLIT - Teses - Niterói
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado Esther... (1.609Mb)

Coleções
  • POSLIT - Teses - Niterói

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
O PAPEL DA LITERATURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR NAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Miranda, Esther Zanelli | Postado em: 2021
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo descrever algumas funções da literatura discutidas por conhecidos teóricos neste campo como Todorov (2009), Bloom (2001), Calvino (1994) e Candido (1999, 2011) e estabelecer possíveis relações que podem ser feitas entre essas funções e o desenvolvimento das competências socioemocionais. As competências socioemocionais foram propostas na mais recente Base Nacional Comum Curricular (2018), sendo estudadas e analisadas no campo da Psicologia do Desenvolvimento e no campo de Economia da Educação, por Briggs (1992), Costa e McCrae (1992), Sristrava (1999) e, no Brasil, por Nunes (1998), Hutz et all (1998) e Santos e Primi (2014). Por isso, é necessário que sejam analisadas as relações entre essas habilidades e as disciplinas que envolvem o trabalho com textos literários cursadas na Educação Básica, buscando principalmente a transversalidade. A partir das relações estabelecidas, se propõe um novo olhar para a formação do leitor. Essa formação, campo essencial para o desenvolvimento dos estudos literários, principalmente estudada por Cosson (2014), Colomer (2003) e Petit (2009a, 2009b, e 2013) pode encontrar nas competências socioemocionais plausíveis explicações para demonstrar que muitas vezes a formação literária pode auxiliar no desenvolvimento da personalidade como um aspecto relevante para o desenvolvimento de uma personalidade mais autônoma nos jovens afim de que estejam abertos a diferentes perspectivas e conscientes de seu papel como cidadãos. A metodologia escolhida para a pesquisa, quanto à abordagem, foi a qualitativa, por se considerar que em um primeiro momento seria importante aprofundar no conhecimento dos dois objetos – a literatura e as competências socioemocionais – e suas possíveis relações. Quanto aos objetivos, a metodologia escolhida foi a de pesquisa exploratória por se concentrar no levantamento de bibliografia e análise dessa bibliografia
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Dissertação
Fonte
MIRANDA, Esther Miranda. O papel da literatura e a formação do leitor nas competências socioemocionais. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Assunto(s)
Funções da literatura
Competências socioemocionais
Formação do leitor
Formação literária
Literatura
Leitor
Funciones de la literatura
Habilidades socioemocionales
Formación de lectores
Formación literaria
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26096
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram