TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE DOCENTES NEGRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Sexismo
Racismo Estrutural
Ensino Superior
Universidade pública federal
Docência
Mulher negra
Sexismo
Racismo
Black teachers
Sexism
Structural Racism
University Education
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi analisar as trajetórias acadêmicas das docentes negras que atuam
nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). De modo objetivo esta-
beleci uma busca pela compreensão das formas de atuação dos marcadores sociais, gênero, ra-
ça e classe, norteada pelo arcabouço teórico da interseccionalidade. Ao considerar que as cate-
gorias gênero, raça e classe atuam entrecruzadas e em intensidades distintas, sendo a classe
deslocada da posição protagonista de análise, a raça, que concentra o fenótipo, antecede a
classe. Buscou-se também, investigar a atuação destas categorias nas trajetórias acadêmicas
das docentes negras e quais as vicissitudes enfrentadas para assumir como legítimo os âmbitos
acadêmico e intelectual. Novamente ressalto, sobre a categoria classe, faz-se necessário evitar
estabelecer o olhar hierarquizante que centraliza a classe e secundariza as demais categorias,
que ficam asfixiadas pela classe social. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a quali-
tativa e a quantitativa. No acesso ao banco de dados referente ao quadro docente, disponibili-
zado pela UFF, as categorias gênero e raça informadas em cada curso, viabilizaram a análise
quantitativa. No que se refere a metodologia qualitativa, a análise das trajetórias acadêmicas
das docentes negras foi viabilizada pela utilização de um questionário, a partir deste, foi pos-
sível coletar dados da trajetória acadêmica e realizar um confronto com o currículo lattes de
cada professora. A partir da metodologia qualitativa foi possível acessar nuances das trajetó-
rias das docentes negras, o que inclui os desafios e as conquistas. Neste estudo, apesar de
apontar os avanços obtidos pelas professoras negras em uma instituição federal de ensino su-
perior, também revelam-se as múltiplas manifestações em que o racismo, o sexismo e a discri-
minação racial operam de modo entrecruzado nas trajetórias acadêmicas, tanto na instância
institucional, quanto nas relações interpessoais. Os achados desta pesquisa demandam a aten-
ção para a transformação, que é da ordem do dia, da estrutura social que ainda conserva a he-
rança colonial. Entretanto, a presença de docentes negras na academia, marcada pela branqui-
tude, realinha os padrões caucasianos intelectuais. Docentes negras no ensino superior refor-
çam a transgressão e a insurgência, já que, ocupar a universidade lecionando e produzindo co-
nhecimento é uma tarefa individual e coletiva sob a égide da educação antirracista.
[Texto sem Formatação]
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Document type
TeseSource
SANTOS, Gyme Gessyka Pereira dos. Trajetórias acadêmicas de docentes negras da Universidade Federal Fluminense. 2022. 127 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Docentes NegrasSexismo
Racismo Estrutural
Ensino Superior
Universidade pública federal
Docência
Mulher negra
Sexismo
Racismo
Black teachers
Sexism
Structural Racism
University Education