CIRCUITO DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DO LIVRO: PROCEDIMENTOS PARA ANÁLISE DE ASSUNTO DA LITERATURA DE FICÇÃO COMERCIAL JUVENIL
Literatura juvenil
Literatura comercial
Indexação (Documentação)
Literatura infantojuvenil
Fiction subject analysis
Young adult literature
Bestseller literature
Abstract
Pesquisa que tem como abordagem a elaboração de procedimentos para análise de assunto dos livros de ficção comercial juvenil considerando o circuito de produção e recepção do livro. Esta expressão é utilizada para envolver duas perspectivas fundamentais na análise deste tipo de material: o ponto de vista do produtor da obra (autores e editoras) e o ponto de vista do receptor ou consumidor da obra (leitores). Busca, como problema, saber qual alcance teórico-metodológico que é fornecido pelo circuito de produção e recepção do livro para identificar o conteúdo das obras de ficção comercial juvenil e realizar sua análise de assunto. Também indaga até que ponto a literatura comercial juvenil possui uma estrutura pré-estabelecida que poderá auxiliar na análise de assunto e se as suas tradicionais subetapas são adequadas e suficientes para identificar o conteúdo da literatura de ficção comercial juvenil. Tem como objetivo geral estabelecer procedimentos para análise de assunto de obras de literatura de ficção comercial juvenil, considerando o circuito de produção e recepção do livro, com o intuito de ampliar as possibilidades da busca de temas condizentes com a narrativa da obra, além de tentar se aproximar de possíveis indagações de leitura do jovem contemporâneo, porém nos limites do conteúdo da obra. Utilizou, como procedimento metodológico, as pesquisas bibliográfica e documental. Analisou, como corpus, livros e vídeos-resenha da plataforma YouTube. Conclui que o conteúdo fornecido pelos elementos da obra dá conta de apresentar ao analista de assunto, informações relevantes para a história e que os leitores costumam observar
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
MAFRA, Hugo Figueiredo. Circuito de produção e recepção do livro: procedimentos para análise de assunto da literatura de ficção comercial juvenil. 2002 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)- Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Análise de assunto de ficçãoLiteratura juvenil
Literatura comercial
Indexação (Documentação)
Literatura infantojuvenil
Fiction subject analysis
Young adult literature
Bestseller literature