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ANA CAROLINA MENDONÇA MEIRELES... (1.235Mb)

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PROMOÇÃO DA SAÚDE E PRÁTICA EDUCATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA CONEXÃO DE MÃO DUPLA
Meireles, Ana Carolina Mendonça
Abstract
Trata-se de um estudo sobre a prática educativa em saúde desenvolvida por profissionais de saúde e educação com estudantes do 6º ano do ensino fundamental, vinculados à escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola em Niterói, RJ. As ações de promoção da saúde no ambiente escolar visam garantir a todos os educandos fazerem escolhas favoráveis à saúde e, portanto serem protagonistas do processo de produção da sua própria saúde. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer a prática educativa em saúde desenvolvida por profissionais da saúde e educação com estudantes do 6° ano das escolas pactuadas ao PSE do município de Niterói. Os objetivos específicos foram descrever a visão de promoção da saúde pelos profissionais de saúde e educação; caracterizar a práticas educativa em saúde desenvolvida por profissionais de saúde e educação e analisar a relação entre essa prática educativa e a promoção da saúde na visão dos profissionais de saúde e educação envolvidos no PSE. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, com abordagem participativa. Os participantes foram 5 profissionais de saúde dos módulos do Programa Médico de Família e 5 profissionais de educação das escolas pactuadas ao Programa Saúde na Escola.A produção de dados se deu por meio de uma entrevista com um roteiro constituído de 18 perguntas elaborado pela autora. Os achados foram analisados sob a luz do teórico Paulo Freire, por meio da Análise de Conteúdo do tipo Temática. Assim, foram construídas duas categorias: “A visão de promoção da saúde e a importância dessa temática com os escolares” e “As práticas educativas e o seu desenvolvimento no ambiente escolar”. O estudo apontou que a concepção sobre promoção da saúde pelos profissionais é ampla, sendo concebida como prevenção de doenças, qualidade de vida, bem-estar e autonomia do cuidado. Alguns participantes destacaram a escola como ambiente multiplicador de conhecimento sobre saúde, porém, ainda com foco higienista. De um modo geral, as práticas da educação em saúde desenvolvidas nas escolas se dão por meio de atividades pontuais e repetitivas, que não contemplam a atenção integral à saúde do escolar. No cenário de estudo, pode-se perceber algumas atividades consistentes sobre temas tais como: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, avaliação antropométrica, avaliação da saúde bucal e arboviroses, todas voltadas para avaliação de saúde e não para promoção da saúde. Concluiu-se que são necessárias reorientações na prática educativa em saúde desenvolvida por profissionais de saúde e de educação no ambiente escolar. Isso implica em mudanças de fazeres e práticas dos profissionais envolvidos, implementando outras estratégias de ensino no processo de ensinagem.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
Meireles, Ana Carolina Mendonça. Promoção da saúde e prática educativa no ambiente escolar: uma conexão de mão dupla. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Subject(s)
Saúde escolar
Educação em saúde
Promoção da saúde
Enfermagem
Estudantes
School health
Health education
Health promotion
Nursing
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26186
License Term
CC-BY-SA
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