PRÁTICAS, FUNDAMENTOS E CONCEITOS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS MUSEUS DA REPÚBLICA, DA MARÉ E DO AMANHÃ.
Educação Museal online
Política Nacional de Educação Museal
Dimensão Educativa dos Museus
Museu da República
Museu do Amanhã
Museu da Maré
Política de ensino
Museu
Educação
Museum Education
Online Museum Education
National Policy on Museum Education
Educational Dimension of Museums
Museum of the Republic
Museum of Tomorrow
Museum of Maré
Abstract
Esse trabalho busca, dentro do contexto da Política Nacional de Educação Museal, lançar um
olhar para o fundamento e as práticas do campo da educação museal e educação museal online.
Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo utiliza abordagem do tipo etnográfica, bem como
revisão bibliográfica. Para fundamentar essa pesquisa tivemos como referência os trabalhos de
Pierre Lévy (1991) e seus estudos sobre ciberespaço, bem como bell hooks, (2018) e Paulo
Freire (1989), e seus trabalhos em defesa de uma educação libertadora. Tomamos por base
também os trabalhos de Marcelle Pereira, (2010), Fernanda Castro (2018) e Frieda Martí (2021)
sobre os estudos da dimensão educativa dos museus e sua função social, a Política Nacional de
Educação Museal, e sobre as práticas e fundamentos da educação museal online,
respectivamente. Os campos selecionados para o estudo das práticas de educação museal foram
os museus da República, do Amanhã e da Maré. A escolha dos campos se deu pelos museus
apresentarem historicidades diversas, propostas distintas e localidades em diferentes pontos da
cidade. Diante disso, esse estudo tem como intuito apreender e contextualizar, quais são as
práticas de educação museal existentes nessas instituições, ratificar o caráter teórico-prático
próprio dos museus em sua dimensão educativa, e as ações de educação museal online diante
do impacto da pandemia nos museus estudados.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
MORAIS, Adrielly Ribas. Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã. 2022. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Educação MusealEducação Museal online
Política Nacional de Educação Museal
Dimensão Educativa dos Museus
Museu da República
Museu do Amanhã
Museu da Maré
Política de ensino
Museu
Educação
Museum Education
Online Museum Education
National Policy on Museum Education
Educational Dimension of Museums
Museum of the Republic
Museum of Tomorrow
Museum of Maré