• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Tese Adrielly Ribas (1).pdf (1.918Mb)

Collections
  • POSEDUC - Teses - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
PRÁTICAS, FUNDAMENTOS E CONCEITOS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS MUSEUS DA REPÚBLICA, DA MARÉ E DO AMANHÃ.
Morais, Adrielly Ribas
Abstract
Esse trabalho busca, dentro do contexto da Política Nacional de Educação Museal, lançar um olhar para o fundamento e as práticas do campo da educação museal e educação museal online. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo utiliza abordagem do tipo etnográfica, bem como revisão bibliográfica. Para fundamentar essa pesquisa tivemos como referência os trabalhos de Pierre Lévy (1991) e seus estudos sobre ciberespaço, bem como bell hooks, (2018) e Paulo Freire (1989), e seus trabalhos em defesa de uma educação libertadora. Tomamos por base também os trabalhos de Marcelle Pereira, (2010), Fernanda Castro (2018) e Frieda Martí (2021) sobre os estudos da dimensão educativa dos museus e sua função social, a Política Nacional de Educação Museal, e sobre as práticas e fundamentos da educação museal online, respectivamente. Os campos selecionados para o estudo das práticas de educação museal foram os museus da República, do Amanhã e da Maré. A escolha dos campos se deu pelos museus apresentarem historicidades diversas, propostas distintas e localidades em diferentes pontos da cidade. Diante disso, esse estudo tem como intuito apreender e contextualizar, quais são as práticas de educação museal existentes nessas instituições, ratificar o caráter teórico-prático próprio dos museus em sua dimensão educativa, e as ações de educação museal online diante do impacto da pandemia nos museus estudados.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
MORAIS, Adrielly Ribas. Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã. 2022. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Subject(s)
Educação Museal
Educação Museal online
Política Nacional de Educação Museal
Dimensão Educativa dos Museus
Museu da República
Museu do Amanhã
Museu da Maré
Política de ensino
Museu
Educação
Museum Education
Online Museum Education
National Policy on Museum Education
Educational Dimension of Museums
Museum of the Republic
Museum of Tomorrow
Museum of Maré
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26188
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram