A ESTRATÉGIA NAVAL BRASILEIRA E SUA BASE LOGÍSTICA DE DEFESA
Base Logística de Defesa
Estratégia Naval Brasileira
Organizações Militares
Marinha do Brasil
Administração naval
Descentralização administrativa
Defesa militar
Estratégia naval
Marinha do Brasil
Logistics Defense Base
Brazilian Navy
Brazilian Naval Strategy
Military Support Organizations
Administrative Autonomy
Abstract
A procedência da maior parte do material bélico da Marinha do Brasil (MB) tem sido, historicamente, o exterior. São antigos os esforços feitos para alterar esta inconveniente situação e desenvolver uma Base Logística de Defesa (BLD) nacional, para apoio à MB. Entretanto, o desenvolvimento dessa BLD, por diversos motivos, tem passado por crescimentos e retrações e, até o presente, não se alcançou o suprimento material da Força
com independência do estrangeiro. Esta dissertação parte da premissa que o desenvolvimento da BLD, que apoia a Marinha do Brasil, é dependente das decisões políticas e da evolução do pensamento estratégico naval brasileiro. Nesse sentido, teve por objetivo explicar o desenvolvimento desse segmento da BLD, a partir do estudo e análise da Estratégia Naval Brasileira (ENB) e do papel desempenhado pelos diversos atores relevantes, políticos e militares, sob as circunstâncias políticas e econômicas, nacionais ou internacionais, que tiveram influência marcante no período de 1964 a 2013. Em que pese a amplitude do recorte temporal, percebeu-se a necessidade de ainda incorporar importantes momentos do passado, como os de guerra, que contribuíram para dar forma à ENB e a pesquisa abrangeu fases anteriores à 1964, regredindo até à Independência. No conjunto dos levantamentos, para se averiguar outros aspectos, também se estudou o desenvolvimento de cinco Organizações Militares de apoio. O trabalho se constituiu numa pesquisa explicativa, no qual os dados primários foram obtidos da análise de diversos documentos, principalmente desclassificados internos à MB, tais como ofícios, memorandos e relatórios. Os dados secundários incluiram obras de outros autores e entrevistas semi-estruturadas com autoridades navais. A análise dos dados contribui para ampliar o conhecimento sobre a Marinha, a evolução de sua estratégia e o desenvolvimento de importantes Organizações Militares de apoio. A análise também permitiu identificar que a autonomia administrativa da MB, ampliada a partir de 1964, foi importante definidora da ENB e que o interesse político em priorizar a defesa é determinante para o desenvolvimento da BLD que apóia a Força. Assim, a principal conclusão foi a confirmação da premissa e que, a manutenção de práticas administrativas inadequadas ao gerenciamento da BLD nacional pode levar à continuidade no emprego da BLD externa ao país para o suprimento bélico da MB. Encerrados os governos militares, várias medidas foram sendo adotadas para reduzir a autonomia administrativa das Forças e o trabalho finaliza apontando para a necessidade de aprofundar os estudos quanto aos impactos desta redução.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
NOGUEIRA, Wilson Soares Ferreira. A Estratégia Naval Brasileira e sua Base logística de Defesa. 2014. 277 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, Instituto de Estudos Estratégicos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.Subject(s)
Autonomia AdministrativaBase Logística de Defesa
Estratégia Naval Brasileira
Organizações Militares
Marinha do Brasil
Administração naval
Descentralização administrativa
Defesa militar
Estratégia naval
Marinha do Brasil
Logistics Defense Base
Brazilian Navy
Brazilian Naval Strategy
Military Support Organizations
Administrative Autonomy