EDUCAÇÃO DEPOIS DO FIM DO MUNDO, UMA TRAJETÓRIA VIRTUAL: ENSINO REMOTO EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL
Pré-vestibular social
Transição
Pandemia
Ensino presencial
Ensino remoto
Ensino virtual
Educação
Pré-vestibular social
Ensino remoto
Pandemia
Produção intelectual
Education
Transition
Preparatory classes
Pandemic
Classroom teaching
Virtual education
Oliveira, Samara Cristina Santos de | Posted on:
2022
Abstract
Este trabalho apresenta uma narrativa que mostra como a educação tem a capacidade de ser moldada a se reinventar diante dos diferentes desafios encontrados em sua trajetória, e continuar cumprindo seu papel central na formação de um cidadão consciente. O estudo de caso apresentado aborda o cenário criado pela pandemia do Covid-19 a partir de março de 2020, que tornou impossível prosseguir com o modelo de ensino presencial usual e exigiu a busca por novos caminhos, o uso de novas metodologias para continuar oferecendo possibilidades de uma aprendizagem significativa e uma preparação adequada para exames de ingresso ao ensino superior. Para que essa transição do ensino presencial para o ensino virtual, realizada sob o signo de uma grande urgência, fosse possível contou-se com a dedicação incansável, mais uma vez, dos professores responsáveis por ele. Apresentamos a realidade de como a pandemia afetou a vida e as opções de professores e alunos de um pré-vestibular social, que nasceu em meio a todo esse cenário de “fim do mundo” com o objetivo de proporcionar a estudantes menos favorecidos socialmente a possibilidade de dar sequência aos estudos. Ao longo do processo foi feita uma pesquisa qualitativa, através de um questionário, a fim de avaliar como esses efeitos pandêmicos se refletiram no processo de aprendizagem.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
OLIVEIRA, Samara Cristina Santos de. Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
EducaçãoPré-vestibular social
Transição
Pandemia
Ensino presencial
Ensino remoto
Ensino virtual
Educação
Pré-vestibular social
Ensino remoto
Pandemia
Produção intelectual
Education
Transition
Preparatory classes
Pandemic
Classroom teaching
Virtual education